Página Inicial > Notícias > Monte Castelo: 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física acontece no sábado (25)

• publicado 24/09/2010 13h57
  • última modificação 24/09/2010 13h57
A prova da 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) será realizada em todo o país neste sábado, 25. No Campus Monte Castelo do Instituto Federal do Maranhão, às 13h, 337 alunos oriundos de escolas de São Luís e São José de Ribamar farão a prova.

Eles fazem parte do universo de aprovados no Maranhão, que teve 1.069 estudantes classificados para esta segunda etapa, compreendendo a 8ª série do ensino fundamental (atual 9ª série) e 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. A segunda etapa da OBF acontece em todo o país. A prova terá duração de 4 horas.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado a todos os estudantes do ensino médio e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2010 a OBF está sendo realizada pela décima segunda consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela quarta vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais e Federais, elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem entre suas ações: a manutenção de coordenações estaduais que com a Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF) coordenam e organizam a OBF em nível nacional. Esses coordenadores juntamente com a COBF e seus ex-presidentes constituem o Conselho da OBF; o estabelecimento de uma Secretaria localizada na sede da SBF, em São Paulo, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os Coordenadores Estaduais; estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola,  portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.