Página Inicial > Notícias > Bacabal: alunos realizam visita técnica ao Parque Nacional Serra da Capivara

Bacabal: alunos realizam visita técnica ao Parque Nacional Serra da Capivara

• por Assessoria de Comunicação
  • publicado 03/01/2014 18h53
  • última modificação 03/01/2014 18h53

Visita Tecnica -serra capivaraEntre os dias 11 a 13 de dezembro, os alunos do Curso de Técnico em Vendas do Campus Bacabal visitaram o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. A visita foi um projeto conjunto das disciplinas de História e Artes.

A turma composta de vinte e quatro alunos foi conduzida pelos professores Francisco Frazão Filho (Artes), Jucilane de Sousa Carlos (História) e pelo psicólogo Kerson Aniston. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer sítios arqueológicos e pontos turísticos da paisagem natural, além do Museu do Homem Americano. A visita serviu também de estudo de caso para os alunos, que analisaram as políticas de desenvolvimento de mercado por meio do potencial turístico.

A Serra da Capivara é o único parque nacional da região do semiárido, com uma vegetação rica em fauna e flora próprias da caatinga. Dentre as riquezas do Parque, destacam-se as pinturas rupestres com material orgânico, apresentando cenas diversas de caça de animais, de combate humano, de rituais, de danças, e relações sexuais, além de fosseis e artefatos. A exploração do potencial do Parque fomentou o crescimento de cidades próximas, como São Raimundo Nonato.

Patrimônio da Humanidade
Serra da Capivara5Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional Serra da Capivara abriga a maior concentração de sítios arqueológicos da América. São mais de mil sítios cadastrados, entre abrigos com pinturas rupestres e trilhas com artefatos pré-históricos. Deste total, 173 são abertos a visitação. Parte do material descoberto desde a criação do Parque, na década de 1970, encontra-se hoje no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, PI. A descoberta da Serra da Capivara revolucionou as teorias sobre o povoamento da América.

Em 1991, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o valor histórico e cultural do Parque e o declarou Patrimônio Cultural da Humanidade.