Página Inicial > Sem categoria > Maracanã: a meta é criar novos cursos e ampliar a estrutura

Maracanã: a meta é criar novos cursos e ampliar a estrutura

Lucimeire Amorim tomou posse em seu segundo mandato durante cerimônia realizada na sexta-feira (16).
  • por Cláudio Moraes. Fotos: Andreia Lima
  • publicado 21/09/2016 22h55
  • última modificação 23/09/2016 14h02
posse-reitor-e-diretores_2016-2

À esquerda: reitor Roberto Brandão e a diretora Lucimeire Amorim

Na última sexta-feira (16), a professora Lucimeire Amorim Castro foi reconduzida ao cargo de diretora-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís Maracanã. Durante a cerimônia de posse, realizada em São Luís, ela e mais 17 diretores de campi foram empossados pelo reitor, Roberto Brandão, para um mandato de quatro anos (2016-2020).

Em seu segundo mandato, Lucimeire Castro avalia que os primeiros quatro anos foram marcados pelo esforço em firmar parcerias para a promoção da educação e desenvolvimento social no Maranhão. Segundo ela, foi um período marcado ainda por expansão e crescimento. “Tivemos aumento de oferta de vagas de ensino, e diversificação de cursos, tanto técnicos como superiores. Os cursos superiores, por sinal, obtiveram êxito em sua execução e encontram-se reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação”, destacou. “Houve, ainda, um crescimento substancial no corpo docente e no corpo técnico administrativo, o que, em parceria com o corpo discente maior e mais motivado, refletiu na otimização e aumento da produção cientifica, na pesquisa e na extensão”, prosseguiu. “A capacitação de servidores, especialmente através de programas interinstitucionais de mestrado e doutorado, foi um marco positivo do ciclo que atravessamos”, afirmou. “Mas tudo isso só foi possível em virtude da cooperação e determinação da equipe de gestão do campus que apoia e constrói um ambiente administrativo e educacional democráticos e assertivos”, explicou.

Perspectivas

Segundo a diretora, o novo mandato será caracterizado pela continuidade da alta qualidade na oferta de ensino técnico e superior, com a promoção da inclusão e da abertura aos movimentos sociais.  “A meta principal é atender o disposto e planejado no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMA, com criação de novos cursos e ampliação da infraestrutura”, informou. “Precisamos continuar sendo instituição de referência em nossa área de atuação, na pesquisa e extensão, especialmente agora com um quadro de servidores ainda mais qualificado”, prosseguiu. “Daremos continuidade aos projetos de ensino à distância que abrangem todo o Estado e levam ensino a quem mais precisa”, continuou. “É bem verdade que não serão anos fáceis, considerando a crise que o país enfrenta, mas com a vontade que é peculiar aos servidores do campus e disposição desta gestão em continuar o bom trabalho já desenvolvido, conseguiremos superar as dificuldades”, finalizou.

Perfil

Lucimeire Amorim Castro é  professora efetiva da Rede Federal de Educação Técnica desde 1993 e desempenha desde 2012 o cargo de Diretora Geral do Campus Maracanã. Possui Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR, 2016) e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2001).  Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Padrões, Legislação e qualidade e processamento de carnes, em Ensino a Distância e Gestão Pública. No Campus Maracanã, foi coordenadora Geral de Produção e Pesquisa (2004), diretora do Departamento de Administração e Planejamento (2009), gestor financeiro e chefe da Diretoria de Administração e Planejamento (2010), coordenadora administrativa do curso Procampo (2009) e coordenadora de curso superior de Tecnologia em Alimentos no Campus Maracanã (2010-2012).