Página Inicial > Notícias > Orçamento é pauta de reunião de planejamento do IFMA

Orçamento é pauta de reunião de planejamento do IFMA

O VIII Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro no campus Barreirinhas. Na ocasião foi lançado no Instituto o Módulo SUAP de execução orçamentária.
  • por Andréia Lima
  • publicado 17/10/2016 15h56
  • última modificação 17/10/2016 15h56
viii-reuniao-de-planejamento-ifma-barreirinhas-55

O Campus Barra do Corda foi o escolhido para sediar o encontro do ano que vem.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Barreirinhas sediou, nos dias 13 e 14 de outubro, o VIII Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA. A reunião contou com palestras e debates sobre o papel da Controladoria Geral da União (CGU); lançamento do Módulo SUAP de execução orçamentária; apresentação do módulo SUAP do “Rol de Responsáveis”; gestão patrimonial e orçamentária e outros temas. O objetivo foi o de divulgar as ações da gestão administrativa desenvolvidas pela Reitoria numa forma de receber avaliações e críticas da comunidade. Ao final do Encontro, houve votação para escolher o campus que irá sediar o próximo evento e o campus Barra do Corda foi o escolhido.

Em sua fala o reitor do IFMA, Roberto Brandão, destacou a importância de realizar periodicamente essas reuniões de planejamento e destacou, também, o momento econômico atual. “Estamos vivendo um momento diferenciado. Temos que olhar as dificuldades e encontrar os caminhos por meio do planejamento”, ressaltou. Já o Pró-reitor de Planejamento e Administração (PROPLAD) do IFMA, Carlos César Teixeira, enfatizou que a sociedade deve estar ciente do importante papel que a Rede Federal exerce na educação. “Estamos vivendo um momento complexo e difícil. Devemos, portanto, trazer a sociedade para o nosso lado para apoiar o projeto dos Institutos federais. E como vamos conseguir esse apoio e reconhecimento da sociedade? Eu acredito que um caminho é a demonstração dos nossos resultados para a sociedade. E nós temos resultados e trabalhamos com eficiência”, disse.

O diretor de Planejamento e Gestão do IFMA campus Barreirinhas, Victor de Carvalho, agradeceu a todos e destacou a importância da participação dos servidores neste Encontro. “Eu considero esse um dos principais eventos organizados pela PROPLAD já que traz um grande número de servidores do Instituto”, ressaltou. Já o diretor do Campus Barreirinhas, Valdir Damascena, pontuou que os debates realizados colocaram em evidência a questão do orçamento e o seu gerenciamento. “Todos nós sabemos que estamos vivendo em um contexto que não está fácil, então é preciso saber aonde devemos fortalecer e onde devemos cortar no orçamento”, informou.

Durante o evento houve apresentação cultural das alunas Joely e Maria Fernanda, do Curso Técnico de Agenciamento de Viagens Integrado; e Adriele, do Curso de Agroindústria.

Lançamento de novos módulos no SUAP

Durante o VIII Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA foi lançado o Módulo SUAP de execução orçamentária e foi apresentado o módulo SUAP do “Rol de Responsáveis”. Na ocasião, houve a certificação para o IFMA do módulo de execução orçamentária, já que o mesmo é uma adaptação do módulo desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba. Já na apresentação sobre o “Rol de Responsáveis”, que entrou em funcionamento no SUAP esse ano, foi enfatizada a importância de os gestores atualizarem as suas informações funcionais. O Rol foi todo desenvolvido pela equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).

O analista de tecnologia da informação do IFMA, Moacir Neto, explicou um pouco sobre o funcionamento do Módulo SUAP de execução orçamentária. “Basicamente o módulo vai ler um arquivo do Tesouro Nacional, que tem todos aqueles detalhamentos de despesas, e colocar de uma forma mais entendível para o usuário fazer um acompanhamento em termos percentuais”, pontuou o servidor. A proposta é que essas informações sejam disponibilizadas para qualquer servidor do Instituto e, futuramente, de forma externa também. “Esse módulo é um raio X de como o IFMA está gastando o seu dinheiro e vai beneficiar principalmente na questão da transparência”, completou o diretor da DGTI, Cláudio Fernandes.

O módulo SUAP de execução orçamentária foi apresentado no Encontro pelo chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças do IFMA, Juariedson Lobato. Ele falou sobre a importância de manter a transparência na gestão. “Estamos buscando eficiência no processo de dotação dos nossos recursos frente ao cenário político e econômico que nós estamos vivendo. Esse é o nosso grande desafio e só podemos fazer se estivermos com nosso planejamento em dia”, pontuou.

Orçamento, gestão patrimonial e sistemas de contratações (SISCON) no IFMA

Outros temas ganharam destaque durante os dois dias de reunião do VIII Encontro de Planejamento e Gestão do IFMA. A palestra “O papel da CGU como órgão de controle no processo de prestação de contas: uma abordagem sobre a auditoria de avaliação da gestão do IFMA” foi proferida pela chefe da Unidade de auditoria interna do IFMA, Maria do Socorro Silva Lages.

Já o chefe do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças do IFMA, Juariedson Lobato, e o Pró-reitor da PROPLAD do IFMA, Carlos César Teixeira, falaram sobre a execução orçamentária de 2016 e a matriz orçamentária para o exercício de 2017. O chefe do departamento de Administração Patrimonial e Logística do IFMA, Hildervan Nogueira, falou sobre “Gestão Patrimonial do IFMA: resultados do exercício e aspectos relacionados ao Relatório de Gestão do IFMA”.

Sobre as adequações e operacionalização dos contratos do IFMA expuseram o diretor de Administração do IFMA, Humberto Guimarães, e o chefe do Núcleo de Contratos Sistêmicos e Convênios, Sebastião Lima. Por fim, foram apresentados os resultados das ações do SISCON no IFMA pela assistente em administração do Departamento de Licitações e Contratos, Patrícia Gomes.