Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMA está entre os melhores do Campus Mobile
Início do conteúdo da página Notícias

Estudante do IFMA está entre os melhores do Campus Mobile

O concurso nacional selecionou jovens talentos universitários para atuação em desenvolvimento de conteúdo e novos serviços de telefonia móvel. Leonardo Xavier ficou entre os três melhores projetos na categoria Jogos.
  • Andréia Lima
  • publicado 14/02/2017 11h42
  • última modificação 14/02/2017 11h43

O projeto Mutuca Mobile foi desenvolvido por Leonardo Xavier e teve a orientação da professora do IFMA do Monte Castelo, Eveline Viana Sá.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro jovens universitários de todo o país se reuniram na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para participar da 2ª fase do Campus Mobile. O concurso nacional é uma iniciativa do Instituto NET Claro Embratel e tem o objetivo de identificar e estimular a formação de jovens talentos universitários para atuação em desenvolvimento de conteúdo e novos serviços de telefonia móvel. Nessa etapa foram selecionados 52 projetos entre os 597 inscritos para o concurso. Leonardo Frazão, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Monte Castelo, concorreu com o seu projeto Mutuca Mobile e ficou entre os três melhores dos 17 que participavam da categoria Jogos.

O projeto Mutuca Mobile foi desenvolvido por Leonardo Xavier e teve a orientação da professora do IFMA do Monte Castelo, Eveline Viana Sá. Trata-se de um jogo de ação em que o protagonista luta para acabar com a ameaça do mosquito aedes aegypti em sua cidade. “Tomei como base o meu projeto de monografia que foi o de um jogo para computador (Windows e Linux) que se chamava Mutuca. No projeto para o Campus Mobile eu recriei o jogo para executá-lo em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Daí o nome Mutuca Mobile”, explicou Leonardo.

Foi a primeira vez que o estudante viajou para São Paulo. Ele conta que a cidade transborda empreendedorismo e que o Campus Mobile foi uma experiência incrível. “Estávamos o tempo todo em contato com pessoas que trabalham diretamente com inovação tecnológica e empreendedorismo. Equipes de todos os cantos do Brasil vieram compartilhar ideias incríveis. O Campus Mobile é realmente uma experiência para abrir nossas mentes e nos impulsar a empreender”, analisou Leonardo Xavier.

Nesta etapa os três projetos vencedores em cada categoria receberam um prêmio em dinheiro e vão passar para a terceira e última fase do concurso. Os vencedores dessa última fase vão concorrer a uma nova premiação e a uma viagem a São Francisco (EUA) para conhecer o Vale do Silício.

 

Fim do conteúdo da página