Página Inicial > Notícias > Portugal e Espanha selecionam bolsistas pesquisadores

Portugal e Espanha selecionam bolsistas pesquisadores

Programas de mobilidade acadêmica em universidades dos países ibéricos são abertos a pesquisadores brasileiros
  • por Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/02/2017 10h49
  • última modificação 14/02/2017 10h51

Oportunidades de aperfeiçoamento acadêmico para pesquisadores brasileiros nos países ibéricos. A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Fundación Carolina, vinculadas aos governos português e espanhol, respectivamente, divulgam a seleção de bolsistas para participar dos programas de pesquisa avançada abertos em 2017.

No período de 1º a 31 de março, a FCT estará com inscrições abertas para o concurso de bolsas deste ano, de apoio a investigadores em qualquer área do conhecimento, com interesse em desenvolver trabalhos para obtenção do grau de doutor. As bolsas de doutoramento terão ciclo de estudo com duração máxima de quatro anos, não podendo ser concedidas por períodos inferiores a três meses consecutivos. O plano de trabalhos pode envolver instituições portuguesas ou estrangeiras.

Quanto à Fundación Carolina, a instituição mantém um programa de mobilidade bilateral para pesquisadores brasileiros e espanhóis, com inscrições abertas até o dia 6 de abril. A oferta compreende 27 bolsas destinadas a professores universitários, investigadores e estudantes de programas de doutorado, para desenvolverem trabalhos com duração de um a três meses, no primeiro semestre de 2018, em diversos centros de pesquisa na Espanha, requerendo-se carta de aceitação da instituição.