Página Inicial > Notícias > Enem: consulta sobre mudanças encerra nesta sexta, 17

Enem: consulta sobre mudanças encerra nesta sexta, 17

Qualque pessoa pode participar da consulta através da internet
  • publicado 17/02/2017 07h55
  • última modificação 17/02/2017 08h19

Encerra-se nesta sexta-feira, 17, o prazo o prazo da consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta foi aberta no dia 18 de janeiro, pela internet, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep).

Qualquer pessoa pode participar. O Inep enviou um e-mail convidando os 6,1 milhões de participantes do Enem 2016 para opinarem sobre aspectos que podem ser mudados no exame. Acesse o formulário aqui.

Com base nas respostas, o Ministério da Educação (MEC) poderá modificar o exame ainda este ano. Uma das principais mudanças poderá ser aplicação das provas em apenas um dia. Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A prova seria menor e teria, no máximo, 100 questões – hoje são 180.

Consulta pública

Na consulta pública, disponível na internet, há quatro questões sobre o Enem. Em uma delas a pessoa define o formato, de um ou dois dias. Sendo dois dias, ainda é possível sugerir se as provas devem ser aplicadas em dois domingos ou mesmo em um domingo e uma segunda-feira, que seria feriado escolar.

Uma das questões é livre para que a pessoa dê as próprias sugestões. E a última pergunta é sobre a realização do Enem por computador. A ideia não é nova e vem sendo discutida desde 2012.