Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA sedia em maio III Simpósio Maranhense de Engenharia Civil

IFMA sedia em maio III Simpósio Maranhense de Engenharia Civil

Evento será realizado de 8 a 12, no Campus São Luís Monte Castelo, e terá competição de pontes de espaguete.
  • publicado 13/04/2017 16h08
  • última modificação 13/04/2017 16h08

Com o tema “Planejamento e Infraestrutura dos modais de transporte”, o III Simpósio Maranhense de Engenharia Civil (Simec) será realizado de 8 a 12 de maio no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. O evento terá a 1ª Competição de Pontes de Espaguete, que traz o desafio de construir, com macarrão, a estrutura capaz de suportar o maior peso possível. A inscrição para o simpósio custa R$ 50,00 e está aberta no site www.simecifma.com, até o  primeiro dia do evento. Já o envio de projetos para o concurso de pontes vai até o dia 24 de abril, também pelo site.

O Simec é realizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC) do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo e tem apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA). Em sua terceira edição, o evento visa promover o debate sobre os modais de transportes no Brasil – rodoviário, ferroviário, dutoviário (feito por dutos), marítimo, hidroviário e aéreo. Na programação, além do concurso de pontes, estão previstas palestras e minicursos.

Competição – O concurso de pontes será realizado no dia 9, das 14h às 18h, na área de vivência do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. O desafio da competição é construir um modelo reduzido de uma ponte treliçada utilizando macarrão tipo espaguete como principal material estrutural. O objetivo é incentivar a capacidade criativa e a aplicação dos conceitos teóricos desenvolvidos no decorrer do curso de Engenharia Civil. O primeiro lugar receberá um troféu e um prêmio de R$ 1 mil. O segundo e o terceiro lugares receberão troféu e medalhas.

As equipes devem ser compostas por alunos devidamente inscritos no simpósio e precisam ter no máximo cinco integrantes. A campeã será aquela que melhor conseguir aplicar os conhecimentos de Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Análise Estrutural, Estruturas de Madeiras e Estruturas Metálicas, além de Arquitetura e Urbanismo. Os requisitos de projeto, normas para construção da ponte, teste de carga, pontuação e premiação estão detalhadas no edital da competição (clique aqui).

Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento.

Ou acompanhe as atualizações pelas redes sociais:

Instagram: @simec_ifma

Facebook: https://www.facebook.com/Competicaodepontesdocaec

08/05/2017

• 14h – 16h30 – Credenciamento
  • 16h30 – 18h – Conferência de abertura
  • 18h10 – 18h55 – 1ª palestra – José Artur Cabral (Mob), “Infraestrutura de modais em áreas metropolitanas“
  • 19h20 – 20h40 – 2ª palestra – Coronel Marco Antônio Cavernale Coelho (ITA), oficial da Força Aérea Brasileira.

09/05/2017

• 14h – 18h – 1ª Competição de Pontes
  • 17h – 19h – Credenciamento
  • 18h10 – 19h – 3ª Palestra – Cássio Alberto (Huesker), “Dimensionamento De Pavimentos Reforçados Com Geogrelhas“