Página Inicial > Notícias > IFMA discute parcerias com prefeitura de Timon

IFMA discute parcerias com prefeitura de Timon

Fórum de planejamento com participação da comunidade será realizado em agosto
  • Cláudio Moraes
  • publicado 20/04/2017 11h24
  • última modificação 20/04/2017 11h24

O reitor Roberto Brandão (centro), durante a audiência com o prefeito Luciano Leitoa, foi acompanhado pelo assessor institucional do IFMA, Samuel Barroso (esquerda)

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, foi recebido em audiência, na manhã da segunda-feira (17), pelo prefeito de Timon, Luciano Leitoa. O objetivo da visita foi buscar fortalecer as ações em conjunto com a gestão municipal para a melhoria do desenvolvimento regional. “Estamos elaborando o planejamento estratégico do IFMA, através de fóruns municipais, em que buscamos levar a instituição a se voltar ao atendimento das demandas locais de acordo com os arranjos produtivos”, disse Brandão. “E queremos levar o governo de Timon a estudar juntamente com o IFMA as capacidades e potencialidades do município”, assinalou o reitor. “Vamos aproximar o IFMA em todas as localidades para contribuir na melhoria dos indicadores sociais do estado”, prosseguiu Roberto Brandão.

“É muito interessante essa discussão”, avaliou o prefeito de Timon. “É uma mudança de paradigma da academia”, celebrou Luciano Leitoa. “É necessário ter um instrumento que auxilie a todos”, afirmou. “O IFMA é uma referência e a experiência de seus profissionais e estudantes pode ser compartilhada com os alunos do município”, propôs Leitoa. “O que houver de institucional que se possa fazer, buscaremos estruturar pois queremos fortalecer a parceria com o IFMA”, prosseguiu. “Estamos à inteira disposição para fazer com que essa relação cresça e possamos proporcionar à educação de Timon ainda mais oportunidades de desenvolvimento. As nossas escolas da rede municipal estão de portas abertas para novos projetos e ações”, concluiu.

O reitor Roberto Brandão propôs a realização do fórum estratégico do IFMA em Timon para o mês de agosto. Ele lembrou que o principal público do IFMA está concentrado nas escolas municipais, que são responsáveis pela educação em nível fundamental de crianças e jovens. Com a proximidade de Teresina, Roberto Brandão reconhece que por muitos anos o timonense teve como referência a capital piauiense, mas explica que essa realidade vem mudando diante dos investimentos em Timon. “Queremos trazer esses jovens timonenses para a nossa instituição e oferecer cursos que atendam às necessidades da cidade. Isso mexe com a autoestima do povo timonense”, disse o reitor.

Na audiência com Luciano Leitoa, o reitor Roberto Brandão foi acompanhado pelo assessor institucional e político Samuel Barroso. “O sentimento de pertença é muito importante”, avaliou Barroso. “O IFMA Timon potencializa esse sentimento e um canal permanente de diálogo é preponderante para fortalecer a parceria e atender as demandas do município”, concluiu.