Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA é homenageado em Timon por seus oito anos de criação

IFMA é homenageado em Timon por seus oito anos de criação

A Câmara Municipal entregou moção de congratulações ao reitor Roberto Brandão e a personalidades que foram fundamentais para o desenvolvimento do IFMA no município
  • Cláudio Moraes
  • publicado 20/04/2017 12h39
  • última modificação 20/04/2017 12h39
A solenidade foi realizada por requerimento da vereadora Cláudia Regina Sousa (PMB) e aprovada, por unanimidade

A Câmara Municipal de Timon realizou sessão solene na manhã de terça-feira, 18, em comemoração aos 8 anos de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e aos 06 anos de efetivo exercício das atividades administrativas e pedagógicas do Campus Timon. Durante a sessão, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, foi homenageado, juntamente com a diretora geral do campus, Jackeline Geórgia Dutra. Os estudantes Jordeilson Luís Silva, 20, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Wanessa Geovana Santos, 18, do curso Técnico em Edificações, receberam a homenagem como representantes de todos os estudantes da instituição. O ex-deputado federal Sétimo Waquim também foi homenageado. Ele exercia o mandato de deputado federal e membro-presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, em seu primeiro mandato (de 2007 a 2010), quando viabilizou as condições para a instalação do IFMA em Timon.

A solenidade foi realizada por requerimento da vereadora Cláudia Regina Sousa (PMB) e aprovada, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Timon. “Estou focada em prol da educação do município”, disse Cláudia Sousa. “E o IFMA tem fortalecido o processo educacional”, complementou. “Com a chegada do IFMA em Timon, houve um grande crescimento educacional na cidade”, prosseguiu. Segundo ela, é uma homenagem em reconhecimento do trabalho em prol do desenvolvimento de Timon. “É preciso valorizar todos que fazem crescer, a cada dia, a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no município”, concluiu.

A solenidade foi prestigiada por vereadores, educadores, estudantes, sindicalistas, artistas locais e representantes da classe política nacional, estadual, local e do Piauí.

“Estamos comprometidos cada vez para atuar em Timon através da educação”, afirmou o reitor Roberto Brandão. ”Queremos realizar três ações em Timon ainda neste ano”, disse. “Faremos um planejamento estratégico do IFMA com os empreendedores e a população”, complementou. “Precisamos conversar com a sociedade civil organizada e contribuir com o município”, prosseguiu. “Iremos, também, realizar um seminário para discutir os arranjos produtivos locais e sobre a forma de desenvolver a questão socioeconômica”, afirmou. “Vamos conversar com os gestores municipais de mais de 75 cidades em que o IFMA está presente para aprofundar a forma como a instituição poderá contribuir efetivamente para tornar os estudantes dos municípios em cidadãos do mundo”, pontuou. “O IFMA precisa avançar e revolucionar”, finalizou.

Para Jackellyne Leite, diretora geral do campus, “o momento é ímpar, é de celebração de vitórias conquistadas. Tem alunos formados pelo IFMA que já são servidores do campus. Estamos muito honrados pelo reconhecimento e pelo abraço de Timon”. “É um momento de alegria na minha história como professor e que fez a luta pelo IFMA”, disse Sétimo Waquim. “É uma homenagem merecida”, complementou a vereadora Socorro Waquim, que exercia o mandato de prefeita de Timon, na data de instalação do campus na cidade. “É pelo caminho da educação que a história caminha”, concluiu.  O presidente da Câmara Municipal, vereador Uilma Resende, disse que é um justo reconhecimento. ”Ser professor não é fácil, é sacerdócio”, afirmou. “Somos privilegiados, o município avança pela educação”, complementou.

Também estiveram presentes à solenidade os vereadores Tuá, Helber Guimarães e Thiago Carvalho,  além de educadores, sindicalistas, artistas locais e representantes da classe política nacional, estadual, local e do Piauí.

IFMA em Timon

O IFMA está instalado em Timon numa área de 22 hectares, doada pelo município. Com área construída de 3.900 m2, conta com refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva, biblioteca e laboratórios. Detém 760 estudantes e oferta os cursos técnicos em Administração, Comércio, Edificações, Eletroeletrônica, Mecânica, Recursos Humanos, Análises Químicas, Graduação em Ciências Biológicas e Especialização em Ensino de Ciências, além de diversos cursos de extensão.

C0nfira a galeria de fotos;