Página Inicial > Notícias > Formandos colam grau e são chamados a comandar o Instituto Federal

Formandos colam grau e são chamados a comandar o Instituto Federal

• publicado 15/07/2009 12h48
  • última modificação 15/07/2009 12h48

Aconteceu na última sexta, dia 10, a solenidade de graduação dos alunos do Instituto Federal do Maranhão, no auditório da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís.

Colaram grau, perante o reitor pró-tempore José Ferreira Costa, vinte e seis estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Biologia, Ciências Agrárias, Informática, Matemática, Química e Tecnologia em Eletrônica Industrial. Eles prestaram homenagem ao profº Raimundo Nonato Barroso de Oliveira e ressoaram o testemunho do formando em Engenharia Elétrica, Luís André de Oliveira.

A oradora da turma de formandos, Danúbia Pires (Engenharia Elétrica), buscando as lições da autora Clarissa Pinkola Estes, ao comparar o momento vivido com a redação de um nova obra literária, teve o seu discurso festejado pela pró-reitora de Ensino Marise Piedade. “Resta-nos pegar o papel e a caneta para começarmos a escrever o próximo volume, que nem sempre seguirá o planejado”, ponderou a formanda.

“O curso vem complementar a minha formação profissional e enriquecer com a teoria aquilo que vivencio na prática”, festejou Felizardo Freire de Carvalho (46), um dos recém graduados em Engenharia Mecânica e que já trabalha na área, há 28 anos.

Não tão experiente quanto o colega, a formanda Marrhianne Souza Martins, (23) licenciou-se em Química recomendando o Instituto Federal para novos candidatos. “Foi uma grande experiência. Os professores são muito atenciosos e bem preparados, além do Instituto ter o melhor laboratório na área”, avaliou.

“Ser formado pelo Instituto Federal do Maranhão é um grande diferencial para o setor produtivo”, explicou o patrono dos formandos, profº. Cleonilson Protásio. “Vocês devem ter orgulho desse momento, pois apenas dois por cento da população brasileira alcança essa conquista”, lembrou o professor.

O paraninfo dos formandos, profº Manoel Rivas Mercury, citou Bill Gates e Napoleão, fazendo uma recomendação: “vocês tem pela frente o desafio de construir uma sociedade melhor”. “Acreditem em si mesmos e olhem para frente”, complementou a patronesse profª Maria do Perpétuo Socorro Teixeira.

O prof.º Cláudio Leão Torres, no exercício da Diretoria Geral do Campus Monte Castelo, resgatou um pouco da sua trajetória profissional e apontou: “Se vocês não sonharem, jamais vão conseguir cumprir as suas metas”.

O reitor José Ferreira Costa classificou o momento como “indescritível, um grande momento de realização” e ao lembrar que o Instituto Federal do Maranhão cresce para se tornar o segundo do país em interiorização fez um apelo aos novos profissionais. “A nossa instituição luta para crescer em notabilidade pela qualidade e gostaria de ver vocês formandos retornarem ao Instituto como dirigentes para contribuir para essa vitória”, concluiu.

New layer…