Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Ministério estuda pregão para aquisição de uniforme escolar
Início do conteúdo da página Notícias

Ministério estuda pregão para aquisição de uniforme escolar

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/10/2009 18h45
  • última modificação 13/10/2009 18h45
Imprimir
No auge da recente crise econômica, o Ministério da Educação foi procurado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por prefeitos e parlamentares, interessados na possibilidade de se desenvolver um modelo de pregão eletrônico para aquisição de uniformes escolares, nos moldes do Programa Caminho da Escola. A exemplo do que ocorre com a compra de ônibus escolares, a intenção é reduzir custos pela produção em larga escala.

O premiado modelo Caminho da Escola teve início em 2007. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liderou o processo. Um pregão eletrônico definiu os preços de cada um dos seis modelos com capacidade para transportar de 27 a 66 estudantes, testados e aprovados pelo Inmetro. Até o fim de 2008, 1,3 mil municípios tinham aderido ao programa e comprado 2,4 mil ônibus, beneficiando mais de 200 mil estudantes.

O setor têxtil manifestou interesse no modelo, uma vez que o potencial de consumidores de uniformes escolares supera os 50 milhões de estudantes. O Ministério da Educação estuda a sua aplicação. Outro setor em que o MEC trabalha no mesmo padrão é o de mobiliário escolar, que encontra-se em fase de recebimento e julgamento de recursos das indústrias concorrentes. A fase seguinte é a de homologação.

Fonte: MEC
registrado em:
Fim do conteúdo da página