Página Inicial > Notícias > Alunos do Instituto Federal constroem foguetes na Semana de Ciência e Tecnologia

• publicado 23/10/2009 21h08
  • última modificação 23/10/2009 21h08
Estudantes do Campus Centro Histórico vivenciaram uma experiência espacial, na sexta, dia 23, com a construção e o lançamento de foguetes com a utilização de garrafas pet.

Vinte alunos, dos cursos de artesanato, eventos e artes visuais participaram do curso que foi concluído com o lançamento do foguete artesanal.

foguete_pet

O minicurso foi ministrado pelos professores Carlos Alexandre Araújo (física), Robson de Melo (música) e Valkíria Viégas (técnica de reciclagem). “Através desse trabalho, explicamos toda a parte física do procedimento de lançamento de foguetes e contextualizamos com a questão da razão da escolha de Alcântara para sediar a base espacial, bem como a importância da conquista da tecnologia espacial”, relatou o professor Alexandre Araújo, que trouxe a experiência da Reunião da SBPC, realizada em julho, em Manaus.

Os estudantes do Campus Centro Histórico participaram , ainda, de um curso sobre “Elaboração de artigos científicos”, ministrada pelo bibliotecário Marcos Antonio Gomes e de uma Oficina sobre utilização de softwares educacionais livres, ministrado pelo professor de matemática, Marcos Roberto Gonçalves. “A partir da utilização desses softwares, vou poder desenvolver produtos e embalagens”, comemorou Mavid Ribeiro, 16, estudante do curso de artesanato.

Os cursos integraram as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

curso_softwares_livres