Página Inicial > Notícias > Campus Santa Inês discute logística e mercado de trabalho

Campus Santa Inês discute logística e mercado de trabalho

• publicado 26/10/2009 13h22
  • última modificação 26/10/2009 13h22

Como parte dos trabalhos da Semana Nacional de Ciência e tecnologia, o Campus Santa Inês do Instituto Federal do Maranhão realizou uma palestra sobre a importância da logística para o mercado de trabalho, ministrada pelos professores Ivanilde Pacheco e George Ventura, na última quarta-feira, 21.

PICT1353 PICT1355

O evento contou com a presença de alunos de diversas instituições e representantes de empresas dos mais diversos segmentos, englobando o mercado regional e nacional. No início dos trabalhos, o professor George Ventura apresentou informações sobre o marketing e a logística e destacou a importância da evolução do estudo mercadológico aplicado às modernas técnicas de planejamento e operacionalização logísticas.

PICT1357 PICT1362
“A integração dessas duas ferramentas administrativas resulta em diferenciais competitivos, como, por exemplo, o controle de custos logísticos e mercadológicos, para propiciar desenvolvimento sustentado nas empresas”, analisou ele.

Em seguida, a professora Ivanilde Pacheco tratou do interesse do empresariado local para a absorção de profissionais egressos e capacitados pelo Instituto Federal nas áreas de logística, vendas, entre outras.

A necessidade de quebrar barreiras entre teoria e prática levou as alunas Conceição de Jesus e Alice de Sousa, ambas do curso técnico em Logística, a criarem um projeto de conscientização social que aborda a preservação ecológica e trabalha a logística reversa como ferramenta para coleta de lixo eletrônico, encaminhando tais dejetos para devido beneficiamento, prevenindo assim o impacto ecológico que seria resultante do despejo destes materiais no meio ambiente.