Página Inicial > Notícias > Estudantes de Zé Doca participam de Olimpíadas

Estudantes de Zé Doca participam de Olimpíadas

• publicado 26/10/2009 12h59
  • última modificação 26/10/2009 12h59

Em 2016 o Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos. Foi nesse clima que o Instituto Federal do Maranhão realizou seus II Jogos Olímpicos do Campus Zé Doca. A iniciativa partiu de um Projeto Pedagógico voltado para a integração entre Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, que visa promover o hábito das práticas esportivas como elemento motivador da integração social e da cidadania.

olimpiada olimpiada2

O resultado foi um completo envolvimento de servidores e alunos, que se dedicaram integralmente à realização das atividades. As duas semanas de jogos envolveram 12 modalidades: futebol society, futsal, handebol, natação, voleibol, corrida de 100m, arremesso de dardo, maratona, cabo de guerra, dominó, dama e xadrez, tanto no masculino, quanto no feminino. Foram inscritas 22 equipes, formadas por ambos os turnos, de todos os cursos do Campus.

olimpiada1 olimpiada3 olimpiada4
Entre as modalidades esportivas praticadas nas olimpíadas, muitos alunos se destacaram, tanto como atletas, quanto como colaboradores na organização das atividades. Os jogos foram realizados no Campus, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e no Ginásio Poliesportivo “O Zitão”, com o apoio da Prefeitura de Zé Doca e patrocínio do Armazém Paraíba. Para a premiação foram confeccionadas 312 medalhas de ouro, prata e bronze – o que demonstra o grau de participação dos alunos. Além das medalhas, as equipes que mais se destacaram receberam troféus.

Os atletas que se revelaram nas olimpíadas, em cada modalidade, receberam um certificado de reconhecimento, bem como os servidores que mais se empenharam para a concretização dos jogos. Os alunos homenagearam, também com um certificado de reconhecimento, o professor Heraldo Marconi, professor de Educação Física do Campus e idealizador dos II Jogos Olímpicos do IFMA Zé Doca, em agradecimento a sua dedicação e incentivo às práticas esportivas.

Para o professor Marconi, “os jogos representaram a união, a interação e o respeito entre alunos e servidores”. O aluno do 3º ano do curso de Biocombustíveis, José Cássio, medalha de ouro na prova do cabo de guerra, afirma que teve a oportunidade de ver o crescimento das turmas e o seu próprio, já que as Olimpíadas potencializaram e melhoraram o relacionamento entre os estudantes.

A aluna Bárbara Barros, do 3º ano de Análise Química, equipe vencedora no vôlei feminino, acrescenta que nunca havia praticado esportes numa competição e que essa oportunidade foi uma boa experiência.