Página Inicial > Notícias > Instituto expõe projeto patenteado durante Encontro de Inovação Tecnológica

Instituto expõe projeto patenteado durante Encontro de Inovação Tecnológica

• publicado 06/11/2009 12h51
  • última modificação 06/11/2009 12h51

prof_Jomar_Vasconcelos_-_Inovao_Tecnolgica051109 prof.Jomar_Vasconcelos_-02 feira_empreendedor

O Instituto Federal do Maranhão marca presença no I Encontro de Inovação Tecnológica, aberto nesta quinta, 05, no Multicenter Sebrae, com o projeto desenvolvido pelos professores Jomar Sales Vasconcelos e Nazaré Socorro Vasconcelos, do Campus Monte Castelo.

Os dois pesquisadores desenvolveram um projeto de adaptação de um forno microondas doméstico para utilização em escala industrial. “Com o aparelho desenvolvido, conseguimos atingir uma temperatura de até 1.200º C, enquanto o aparelho doméstico chega somente a 120º C“, friza o professor Jomar Sales.

Com a técnica desenvolvida, o forno microondas doméstico poderá ser utilizado para utilização industrial em padarias, fundição de metais, indústrias de cerâmica, alimentos em geral, na área odontológica e na produção de componentes eletrônicos. O ganho com essa utilização se dá na redução de custos de produção. “Com esse processo conseguimos reduzir em oito vezes o consumo de energia elétrica”, relata o pesquisador.

A aquisição de um forno industrial gira em média de R$ 35 mil, enquanto a adaptação do microondas doméstico, com a técnica utilizada pelos professores do Instituto Federal, custa apenas R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

O equipamento será exposto na “Mostra de Tecnologia” que será realizada na sexta, 06, e no stand do Instituto na Feira do Empreendedor até sábado, dia 07. No domingo, dia 08, o Campus Maracanã estará presente no stand do Instituto os trabalhos e pesquisas realizadas por sua comunidade acadêmica.

O Encontro de Inovação Tecnológica integra a programação da Feira do Empreendedor e contará, ainda, com diversas palestras sobre o papel dos núcleos de inovação tecnológica, apoio a inovação e desenvolvimento.