Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Time maranhense conquista título brasileiro de futebol para cegos
Início do conteúdo da página Notícias

Time maranhense conquista título brasileiro de futebol para cegos

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/11/2009 13h42
  • última modificação 06/03/2015 13h50
Imprimir

futebolO Maranhão consagrou-se campeão da Copa Brasil de Futebol para Cegos (Série B). O título foi conquistado em Niterói (RJ), após uma campanha irretocável: seis jogos, seis vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido. A equipe maranhense derrotou na final o time do Pará por 3 x 1 e garantiu uma vaga na Série A. Os atletas treinam no Instituto Federal do Maranhão e tem como técnica voluntária a professora de Educação Física, Silvana Cardoso Ramos.

A seleção maranhense é composta por dez jogadores: oito apresentam deficiência visual e os dois goleiros enxergam normalmente. Todos fazem parte do Cedemac (Centro Desportivo Maranhense de Cegos), entidade criada em 1998 e presidida por Jackson Bulhões. De acordo com ele, além do futebol, são oferecidas outras cinco modalidades esportivas para cegos (atletismo, natação, judô, xadrez e goldball). “Nós utilizamos o ginásio e a piscina do Instituto em nossos treinamentos há quatro anos”, comenta.

Testes na Seleção Brasileira
Após a conquista do título, dois jogadores maranhenses foram convidados a fazer testes para a Seleção Brasileira de Futebol para Cegos. O artilheiro do campeonato, com nove gols, Marcos Rogério, e o goleiro menos vazado, Leandro Sousa, devem participar de uma bateria de provas em 2010. “Sonhei em jogar na Seleção. Para mim o convite foi uma honra e torço para que dê tudo certo e eu possa representar o Brasil no próximo Mundial”, disse Marcos Rogério.

Para a professora do Instituto Federal do Maranhão e técnica da seleção maranhense, Silvana Ramos, um dos diferenciais da equipe para a conquista do título foi o treinamento na piscina. “Conseguimos melhorar o condicionamento físico deles com o trabalho de resistência aeróbica na água. Apesar da limitação, eles possuem um potencial imenso a ser desenvolvido”, analisou ela.

registrado em:
Fim do conteúdo da página