Conferência de Educação mobiliza gestores maranhenses
Foi iniciada na manhã desta quinta-feira, 12, a última etapa intermunicipal da Conferência Maranhense de Educação (Comae), que conta com a participação de 300 representantes de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O Instituto Federal do Maranhão é uma das instituições organizadoras do evento, que tem como eixo central o novo Plano Nacional de Educação.
No exercício da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão, a pró-reitora de Ensino, Marise Piedade Carvalho, considera o encontro fundamental para garantir a melhoria da qualidade da educação básica no estado. “Vimos na abertura que os dados educacionais não são animadores. Os gestores devem se integrar e traçar um plano de ação para transformar esse quadro”, avaliou ela.
Em 2009, foram realizadas outras 18 etapas intermunicipais e regionais, que serviram como preparação para a Conferência Estadual de Educação, prevista para ocorrer ainda este ano. Nesse evento, serão definidos os 70 delegados que representarão o Maranhão na Conae (Conferência Nacional de Educação), marcada para março/abril de 2010.
A distribuição dos 70 delegados ficou definida da seguinte forma: 35 da educação básica; 15 da educação profissional e 20 da educação superior.
De acordo com a coordenadora da Comae, Narcisa Enes Rocha, os participantes estão divididos em seis eixos temáticos que tratam de aspectos como a qualidade da educação, a democratização do acesso, a formação e valorização dos profissionais, entre outros. “Em 2011 o Brasil deverá ter definido seu novo Plano Nacional de Educação. Essas conferências são fundamentais para elaboração desse documento que norteará o futuro educacional do país”.
As representantes do Instituto Federal na Comissão Organizadora do Comae são as professoras Socorro Carneiro e Márcia Moreno. O evento se estende até sexta-feira, 13, no auditório do Uniceuma Campus III, em São Luís.
Redes Sociais