Página Inicial > Notícias > Instituto Federal prepara 1º Encontro de Humanidades

Instituto Federal prepara 1º Encontro de Humanidades

• publicado 24/11/2009 15h44
  • última modificação 24/11/2009 15h44

Um grupo de professores da área de Humanas do Instituto Federal do Maranhão mobilizou-se por vários meses, desde o início do ano, para organizar um Encontro que propiciasse a discussão, a reflexão e o diálogo de algumas temáticas de interesse comum. Como resultado desse esforço coletivo, nasceu o 1º Encontro de Humanidades, que será realizado em São Luís, nos dias 3 e 4 de dezembro, e trás como tema: “Educação Tecnológica e Formação Humana: qual o lugar das Humanidades?”.

A abertura acontecerá no dia 3, no auditório do Sindicato dos Bancários, (rua do Sol,  413/417, Centro), às 18h, e contará com a presença do reitor do Instituto Federal do Maranhão, José Ferreira Costa, da pró-reitora de Ensino, Marise Piedade Carvalho, além de representantes da comissão organizadora e dos estudantes, entre outras autoridades.

A primeira conferência ocorre às 19h, e será ministrada pelo professor da Unicamp, Dermeval Saviani, que falará sobre politecnia e emancipação humana. A debatedora será a professora Fátima Félix Rosar.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, o grupo teatral Fazend’ Art, do Campus Maracanã, apresentará a peça teatral “100 anos dos Federais”, escrita e dirigida pelo professor Inaldo Lisboa.

No dia 4, as atividades do Encontro de Humanidades deixam o Sindicato dos Bancários e serão realizadas no Campus Centro Histórico (rua Afonso Pena, 174, Centro). Pela manhã, grupos de trabalho irão discutir assuntos como: currículo e formação integrada; pesquisa e produção nas Humanidades; educação e tecnologias.

À tarde, a partir das 14h, será a vez dos grupos de trabalho específicos iniciarem suas atividades, que envolvem as áreas de Sociologia, Direito, Artes, Filosofia, Administração, Educação, Geografia, História, Economia, Língua Estrangeira, Literatura e Português.

A plenária final será realizada às 15h e marcará a leitura e aprovação da Carta de São Luís, que concentrará as propostas e manifesto elaborados ao longo do Encontro. O encerramento cultural terá como atração o grupo de Hip-Hop Gíria Vermelha (Quilombo Urbano).

Mais informações podem ser obtidas com membros da Comissão Organizadora e do Núcleo de Humanidades do Instituto Federal do Maranhão.

Profª Cristiane Pinheiro – Campus Monte Castelo ([email protected]);
Prof. Jean Magno – Campus Açailândia ([email protected]);
Prof. José Antonio – Campus Zé Doca;
Profª Lícia da Hora – Campus Imperatriz ([email protected]);
Profª Luciene Amorim – Campus Centro Histórico ([email protected]);
Prof. Saulo Pinto – Campus Santa Inês ([email protected]).

Veja a programação completa e o folder do 1º Encontro de Humanidades.