Página Inicial > Notícias > Alunos dos Cursos de Eventos e Lazer atuam no Salão de Turismo do Estado

Alunos dos Cursos de Eventos e Lazer atuam no Salão de Turismo do Estado

• publicado 26/11/2009 11h41
  • última modificação 26/11/2009 11h41

salaoturismo-cartazAlunos dos cursos de Eventos e Lazer do Campus Centro Histórico participaram, nesta quarta, 25, da abertura do 1º Salão de Turismo do Maranhão. Promovido pelo Governo do Estado, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o Salão deve ser visitado por mais de 20 mil pessoas até sábado, 28, entre operadores, agentes de viagem, jornalistas especializados e profissionais do setor.

stand_salao_turismo02 Salao_turismo-entrada saloturismostade

Durante todo o evento, cinquenta estudantes vão colocar em prática a teoria vista em sala de aula. “Será a primeira participação dos alunos em um evento de grande porte e é muito importante este contato do saber fazer”, ressalta a professora Terezinha Campos que coordena o grupo em parceria com a professora Rebeca Reis.

Serão realizadas atividades na secretaria, núcleo de conhecimento, espaço das oficinas, mostra gastronômica e cultural, cinetur, mostra dos pólos, espaço acadêmico e stands das entidades do trade turístico e do Instituto Federal do Maranhão. Para a aluna Maria de Jesus Santos, são grandes as expectativas. “Quero crescer e aprender mais, pois o mercado de trabalho é muito amplo mas é preciso se qualificar”, pondera a estudante.

O Instituto Federal, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, foi responsável pela organização das oficinas e minicursos e pelo contato com os palestrantes. “Este evento se traduz numa importante ferramenta de incremento da oferta turística e de incentivo à qualificação profissional” declarou o Secretário Estadual de Turismo, Tadeu Palácio, na solenidade de abertura.

Para o Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Mário Moisés, a receptividade do povo maranhense será um dos grandes suportes para o desenvolvimento turístico. “Tivemos hoje uma reunião com 38 municípios do Estado e apontamos as medidas necessárias para incrementar o setor: promoção, estruturação física e qualificação profissional”, sintetizou.

A Governadora Roseana Sarney informou sobre a contratação do consultor Josep Chias, responsável pelo marketing turístico do Brasil no exterior, para inserir o estado no roteiro turístico internacional “É preciso que a indústria do turismo ocupe o lugar que merece no estado”, finalizou.

A inserção dos alunos do Instituto Federal no evento contou com o apoio da professora Linda Maria Rodrigues da UFMA. Estão engajados, ainda, no projeto os professores do Instituto Federal Rosália Muniz, Cléo Silva, Hamilton Oliveira, Robson de Melo, Marcos Porto, Carlos Alexandre Araújo, Nereida Dourado, Raimundo Osvaldo Oliveira e Virgínia Freire.