Página Inicial > Notícias > Formatura de alunas do Mulheres Mil acontece na segunda

Formatura de alunas do Mulheres Mil acontece na segunda

• publicado 01/12/2009 15h26
  • última modificação 01/12/2009 15h26

Depois de meses de dedicação, 40 moradoras do bairro da Vila Palmeira, em São Luís, concluíram o curso básico de qualificação profissional em Conservação, Congelamento e Preparo de Alimentos, oferecido pelo Projeto Mulheres Mil. Na próxima segunda-feira, 7, acontecerá a formatura dessas alunas, às 20h, no auditório do Colégio Militar Tiradentes (Rua do Cema, s/n, Vila Palmeira – ao lado do Detran-MA).

De acordo com a gestora do projeto no estado, Maria Tereza Fabbro, o curso básico totalizou 480 horas, com aulas de professores do Instituto Federal do Maranhão, do Senac e de outras instituições.

Das 40 alunas, sete foram empregadas com carteira assinada; 15 passaram por estágio e outras nove foram bolsistas do Instituto Federal.

Mesmo com a formatura da primeira turma, o trabalho não para. Duas novas turmas foram criadas: uma no Campus Monte Castelo (Conservação, Congelamento e Preparo de Alimentos), com 40 moradoras da Vila Palmeira, e outra no Campus Centro Histórico (Artesanato/Biojóias), com 15 mulheres que vivem nas comunidades do Desterro, Vila Passos, Centro e Madre Deus.

As aulas do Campus Monte Castelo começaram na última segunda-feira, 30. A previsão é que as atividades do Campus Centro Histórico sejam iniciadas em janeiro de 2010.

O Projeto Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional, elevar a escolaridade e melhorar a qualidade de vida das participantes.

A solenidade de formatura contará com a presença do reitor do Instituto Federal, José Costa, de pró-reitores, professores, representantes de empresas e entidades parceiras, assim como gestores do Canadá, país onde o Projeto Mulheres Mil nasceu.