Página Inicial > Notícias > Canadenses participam de Encontro de Parceiros do Mulheres Mil

Canadenses participam de Encontro de Parceiros do Mulheres Mil

• publicado 03/12/2009 15h11
  • última modificação 03/12/2009 15h11

canada1Começou nesta quinta-feira, 3, o Encontro de Parceiros do Projeto Mulheres Mil, que se estende até o dia 7 de dezembro, no Hotel Ponta D’areia, em São Luís. Participam do evento, dois representantes do governo canadense: Marie Carole McKenzie (diretora do Cegepe College) e James Slade (diretor do Red River College), além de membros da direção do Instituto Federal do Maranhão, dentre os quais, destaca-se o reitor José Costa.

No encontro, os dirigentes canadenses avaliam os avanços obtidos pelo Projeto Mulheres Mil e as principais dificuldades, além de proporcionar a troca de conhecimento com os gestores maranhenses. Foi apresentada a experiência deles no Canadá, cujo público-alvo é vasto e inclui até indígenas.

canada

Em sua saudação, o reitor José Costa destacou que um dos aspectos mais importantes que ele percebeu foi a mudança de perspectiva das participantes. “As alunas recuperaram a auto-estima e estão acreditando mais nelas mesmas”, avaliou.

Para a gestora do Mulheres Mil no Maranhão, Maria Tereza Fabbro, o projeto, de fato, está cumprindo com seu objetivo que é transformar a vida das participantes. “É uma satisfação coordenar esse trabalho e ver muitas alunas inseridas no mercado de trabalho, com carteira assinada”, ressaltou ela.

Das 40 mulheres da primeira turma, sete foram empregadas com carteira assinada; 15 passaram por estágio e outras nove foram bolsistas do Instituto Federal do Maranhão. Nesta segunda-feira, 7, acontecerá a formatura dessas alunas, às 20h, no auditório do Colégio Militar Tiradentes (Rua do Cema, s/n, Vila Palmeira – ao lado do Detran-MA).

As 40 alunas da primeira turma concluíram o curso básico de qualificação profissional em Conservação, Congelamento e Preparo de Alimentos. Duas novas turmas já foram criadas: uma no Campus Monte Castelo (Conservação, Congelamento e Preparo de Alimentos), com 40 moradoras da Vila Palmeira, e outra no Campus Centro Histórico (Artesanato/Biojóias), com 15 mulheres que vivem nas comunidades do Desterro, Vila Passos, Centro e Madre Deus.

O que é o Projeto Mulheres Mil?
O Projeto Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional, elevar a escolaridade e melhorar a qualidade de vida das participantes. No estado, as atividades são coordenadas pelo Instituto Federal do Maranhão.