Página Inicial > Notícias > I Encontro das Humanidades tem início hoje e busca repensar o papel da escola politécnica

• publicado 03/12/2009 13h51
  • última modificação 03/12/2009 13h51

Afinal, qual o lugar das Humanidades na formação tecnológica? Responder a essa e outras questões é um dos objetivos do I ENCONTRO DAS HUMANIDADES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, que acontece hoje (3), a partir das 18 horas, na sede do Sindicato dos Bancários, e amanhã (4), no Campus Centro Histórico.

O professor da Universidade de Campinas e Coordenador Nacional do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”, Dermeval Saviani, é o convidado para a conferência inicial com a temática “Politécnica e Emancipação Humana”.

O I Encontro das Humanidades do IFMA vai debater a questão à luz dos conhecimentos filosóficos, políticos, históricos, pedagógicos, sociológicos, culturais e artísticos, situando-a em um lugar que alcance perceber a formação humana na perspectiva emancipatória. Já estão confirmadas as presenças do magnífico reitor do Instituto Federal do Maranhão, José Ferreira Costa, e da Pró-Reitora de Ensino, Marise Carvalho.

Compreender o lugar das humanidades no processo educacional e dentro da escola não é polarizar uma dualidade entre conhecimento humanístico e conhecimento técnico, mas é, sobretudo, encontrar um projeto que priorize uma formação politécnica.

Além de identificar e distinguir a concepção de escola técnica e escola politécnica, os grupos de trabalhos também tratarão sobre questões referentes à gestão democrática, currículo integrado, metodologias e processo de expansão.

Participam da Comissão Organizadora os professores Cristiane Pinheiro Santos Jacinto (Campus Monte Castelo); Luciene Amorim (Campus Centro Histórico); Saulo Pinto Silva (Campus Santa Inês); José Antônio Junior (Campus Zé Doca); Jean Magno (Campus Açailândia) e  Lícia da Hora (Campus Imperatriz).

Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

Dia  03/12

Abertura do Encontro
– 18h-18h30

Mesa de Abertura:

Professor José Costa (Reitor)

Professora Marise Carvalho (Pró-Reitora de Ensino)

Professora Denise Bogéa (Diretora Campus Centro Histórico)

Representante da Comissão Organizadora

Representantes dos Estudantes (Grêmio e DCE)

Conferência de Abertura – 18h30-20h

Politécnica e Emancipação Humana