Dirigentes canadenses avaliam Mulheres Mil no Maranhão
Marie-Carole McKenzie, diretora adjunta do Cégep Regional de Lanaudière e o professor James Slade, do Red River College, estiveram em São Luis no início de dezembro para a realização do Workshop – organizado como continuação dos trabalhos que fazem parte do Projeto Mulheres Mil.
Em um ambiente recheado de discussões e divisão de experiências foram apresentadas aos profissionais do Instituto Federal do Maranhão as idéias vindas do modelo ACCESS do Red River College, que inclui processos de busca e ingresso, aconselhamento e avaliações para a população alvo de mulheres desfavorecidas, além da personalização e implementação das ferramentas técnicas de Avaliação e Reconhecimento da Aprendizagem Prévia – Arap.
Ao falar sobre a valorização da educação informal atualmente, Slade explica que é algo de extrema importância, porque nem todas as pessoas têm a oportunidade de acesso à educação formal. “No Canadá, por exemplo, é preciso pagar um custo muito elevado para isso. Mover-se é muito difícil, porque as distancias são imensas, o que resulta em barreiras de aprendizagem. Para que o aluno sinta-se mais integrado ao sistema educativo é preciso que investiguemos o que ele fazia antes para podermos dar a ele os devidos créditos”, diz.
Slade, que esteve em São Luis no início da implantação do projeto, revela que o fato do Mulheres Mil oferecer a elas uma oportunidade de educação é uma coisa fantástica, porque resultará em um exemplo a ser seguido, tanto pelos os filhos, como pela comunidade.
Marie conta que obteve informações positivas sobre o projeto ainda no Canadá. “Quando cheguei ao Brasil pude constatar como eram realizadas as atividades e fiquei muito satisfeita”, declara a professora, revelando que em São Luis encontrou assistentes sociais e professoras envolvidas nas ações, o que demonstra o real entendimento e incorporação dos verdadeiros objetivos do Mulheres Mil. “Minha melhor recompensa foi perceber que as mulheres tinham progredido, encontrado emprego, elevado a autoestima e melhorado suas condições de vida”, relata.
Sobre as próximas atividades em São Luis, ao final do workshop, ficou decidido que em abril a equipe retorna para dar continuidade aos trabalhos. “Com a participação de todos, faremos com que as ações sejam tomadas passo a passo, favorecendo o alcance dos resultados esperados, até porque, estamos aprendendo muitas coisas e retirando ideias que servirão para os futuros exercícios”, observa Marie, que aproveita a oportunidade para agradecer o esforço do Instituto Federal do Maranhão em favor do desenvolvimento do projeto. “A maneira como as ações estão sendo conduzidas é de fundamental importância para atingirmos os resultados esperados”, complementa. Na opinião de Slade, quando os trabalhos são realizados em grupo, é mais fácil resolver os conflitos.
Redes Sociais