Página Inicial > Notícias > Abertura do Fopeg acontece nesta terça-feira

Abertura do Fopeg acontece nesta terça-feira

• publicado 05/01/2010 13h21
  • última modificação 05/01/2010 13h21

O 1º Fopeg – Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Extensão e Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Maranhão – começa nesta terça-feira, 5, e se estende até sexta-feira, 8, no Multicenter Sebrae, em São Luís. A solenidade de abertura será realizada às 18h, e contará com a presença do reitor José Costa, entre outras autoridades. A programação é vasta e inclui desde o lançamento de publicações científicas até a apresentação de pesquisas, palestras, mesas redondas e grupos de trabalho.

Dentro do Fórum, acontecerá o 5º Semic – Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Maranhão, que trás como tema: “Inovação Tecnológica como difusão do conhecimento”. De acordo com a chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, Natilene Brito, que integra a comissão organizadora do evento, 255 trabalhos foram aceitos e serão apresentados em cinco categorias diferentes ao longo desta semana. Os melhores serão premiados.

No painel de Iniciação Científica poderão ser vistos 73 trabalhos. No painel Pibic-Jr, outros 52. A previsão é que sejam feitas 49 apresentações orais. Um dos pontos altos do Fórum será a realização da 1ª Expotex (Exposição de Trabalhos de Extensão), com 11 trabalhos inscritos, além do 1º Seproeja (Seminário da Especialização em Educação Profissional de Jovens e Adultos), com 70 pôsteres.

Dentre os palestrantes, destaque para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/RS, Marcos Villela Pereira, e para a diretora-presidente da Fapema (Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), Rosane Guerra. Professores da Universidade Federal Fluminense e da Federal de Santa Catarina também irão participar do evento.

Veja a programação completa do 1º Fopeg.