Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Maior cervejaria do mundo busca 100 profissionais formados pelo Instituto Federal
Início do conteúdo da página Notícias

Maior cervejaria do mundo busca 100 profissionais formados pelo Instituto Federal

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/01/2010 21h04
  • última modificação 20/01/2010 21h04
Imprimir
AMBEV_-_Maracan_-_Priscila_fala_aos_alunos

A formação diferenciada dos alunos do Instituto Federal do Maranhão tem atraído empresas interessadas em profissionais qualificados. A Ambev, maior cervejaria do mundo em volume de produção, com atuação em 14 países da América Latina e 35 mil empregados, ratificou a parceria com o Instituto para o recrutamento de técnicos, que serão contratados no projeto de ampliação de sua fábrica em São Luís.

AMBEV-Mte_castelo_-_Marina_Senna
Em palestra proferida na terça (19), no Campus Monte Castelo (foto à direita) e na quarta (20), no campus Maracanã (foto acima), a psicóloga da consultoria PHD, Cristiane Vasconcelos, a coordenadora de Gente e Gestão da Ambev, Priscila Carvalho Fonseca e a analista, Marina Sena, apresentaram as oportunidades que se enquadram no perfil dos técnicos formados pelo Instituto Federal.

A cervejaria está construindo sua terceira linha de produção na capital maranhense, com 100 oportunidades de trabalho para operadores, técnicos e auxiliares de produção. Os processos de braçagem ou cozimento, adega de fermentação e maturação, por exemplo, absorverão 22 profissionais dentre os egressos dos cursos de Agroindústria e Agropecuária do campus Maracanã. Inscreveram-se, para concorrer as vagas, cerca de 140 candidatos. ”Será feita uma triagem dos currículos. A intenção é chamar todos os inscritos para as outras fases da avaliação”, explicou Cristiane, sobre o processo de seleção.

Segundo a coordenação de Gente e Gestão da empresa, as contratações serão efetivadas até o dia 18 de fevereiro. “Buscamos profissionais com perfil dinâmico, comprometidos e com anseio de ser grande”, afirma Priscila. Os novos profissionais, depois de admitidos, passarão por dois meses de treinamento, no próprio Instituto Federal, e depois seguirão para Goiânia, em abril, para finalizar a preparação com carga horária de 340 horas.

Os salários de técnicos operadores, mecânicos e eletricistas variam de R$ 902,51 a R$ 1.876,63. O empregado recebe, ainda, 14º salário, bolsa de estudos para graduação e pós-graduação, plano de saúde e odontológico, alimentação, transporte, convênio com farmácia, auxílio material escolar e participação nos lucros, dentre outros. “Essa parceria nos beneficia, por trazer uma chance aos nossos egressos, e também favorece a empresa e a sociedade, que estão ganhando bons profissionais”, observa o chefe da Coordenação de Integração Escola-Comunidade do Campus Maracanã, Thiago Farias.  

Carreira

Citando seu próprio exemplo, Priscila Carvalho contou que foi recrutada a partir de uma palestra, como a que aconteceu, nesses dois dias, no Instituto Federal do Maranhão. Então aluna do curso de Engenharia Elétrica do antigo Cefet, ela foi selecionada para estagiar na empresa. Na cervejaria, teve a possibilidade de ser integrada ao quadro de funcionários e crescer. Atualmente, ocupa cargo de gestão. Somente no ano passado, 41% dos empregados da Ambev foram promovidos.

Com a fusão da AMBEV e a belga Interbrew, em 2004, e a compra, em 2008, da americana Anheuser-Busch, o grupo empresarial tornou-se a maior cervejaria do mundo, responsável por 20% da produção de cerveja no globo. Com presença em mais de 130 países e 120 mil funcionários, o grupo possui o cenário de oportunidades que a técnica em Agroindústria, Débora Reis, sonhava encontrar. “Estou preparada para abraçar essa chance e fazer carreira nessa ou em outra grande empresa”, acredita.

registrado em:
Fim do conteúdo da página