Página Inicial > Notícias > Aberto treinamento sobre Levantamento da Situação Escolar

Aberto treinamento sobre Levantamento da Situação Escolar

• publicado 08/02/2010 14h52
  • última modificação 08/02/2010 14h52

Foi iniciada neste domingo, 7, no Praia Mar Hotel, em São Luís, a capacitação técnica na Metodologia do Levantamento da Situação Escolar (LSE) – evento promovido pelo Instituto Federal do Maranhão em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além de servidores do Instituto, participam do treinamento representantes da Secretaria de Educação do Estado, além de técnicos vindos de Brasília – que serão multiplicadores do LSE.

De acordo com a gestora administrativa do LSE no Maranhão, Tereza Cristina Monteiro, esse trabalho visa disponibilizar aos estados e municípios uma base de dados capaz de ajudar na melhoria da rede pública de ensino.

Os coordenadores nacionais do LSE, Olga Bento e José Parente Filho, fazem parte da equipe que veio ao Maranhão, especialmente, para capacitar os técnicos nessa metodologia. “A coleta de dados inclui aspectos como a infra-estrutura física da escola, seus equipamentos, o mobiliário e materiais didáticos. Com esses indicadores em mãos, os gestores poderão investir melhor os recursos”, disse Olga.

O reitor José Ferreira Costa e os pró-reitores Roberto Brandão (Planejamento e Administração) e Marise Carvalho (Ensino) participaram da solenidade de abertura, que teve como palestrante convidado, o vice-presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e ex-secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa.

“A função primordial da Undime é a articulação e a mobilização. Por meio dela, as secretarias de educação podem estabelecer redes solidárias de trocas de informações e experiências, rompendo com o isolamento das instituições e levando para cada município o debate regional e nacional”, explicou Feitosa.

O treinamento se estende até sexta-feira 12. Veja a programação completa.