Atletas maranhenses passam por testes na Seleção Brasileira de Futsal para Cegos

“Que nós possamos aproveitar essa chance e fazer bonito por lá”, disse o artilheiro Marcos Rogério.
Os atletas treinam no Instituto Federal do Maranhão e têm como técnica voluntária a professora de Educação Física, Silvana Cardoso Ramos. “Nessa primeira etapa, serão avaliados o desempenho em quadra e as habilidades dos atletas. Será uma semana intensa”, explica Silvana Ramos.
Além do apoio como local de treinamento, o Instituto Federal também dá o suporte na parte médica e clínica e assistência social. “Agradecemos a parceria com o Instituto Federal. Para o nosso estado é um grande avanço saber que os nossos cegos estão se destacando nacionalmente no desporto de rendimento”, destacou Jackson Bulhões, presidente do Cedemac.
Após essa semana de avaliação, os atletas voltam para o Maranhão e se preparam para participar do campeonato Norte-Nordeste, que acontece em Campina Grande (PB), de 23 a 28 de março, cumprindo o calendário do Comitê Paraolímpico.
Retropecto
Em 2009, o Maranhão consagrou-se campeão da Copa Brasil de Futebol para Cegos (Série B). O título foi conquistado em Niterói (RJ), após uma campanha irretocável: seis jogos, seis vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido. A equipe maranhense derrotou na final o time do Pará por 3 x 1 e garantiu uma vaga na Série A.
A seleção maranhense é composta por dez jogadores: oito apresentam deficiência visual e os dois goleiros enxergam normalmente. Todos fazem parte do Cedemac (Centro Desportivo Maranhense de Cegos), entidade criada em 1998 e presidida por Jackson Bulhões. De acordo com ele, além do futebol, são oferecidas outras cinco modalidades esportivas para cegos (atletismo, natação, judô, xadrez e goldball).
Redes Sociais