Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Maracanã estuda convênios para cursos em Brejo
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Maracanã estuda convênios para cursos em Brejo

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/03/2010 13h36
  • última modificação 05/03/2010 13h36
Imprimir

BrejoO sucesso do projeto E-tec Brasil em Brejo, localizado a 349 km de São Luís, abriu caminho para a possibilidade de novos cursos de formação inicial e de trabalhadores no município, em convênio com o Instituto Federal do Maranhão – Campus Maracanã.  O assunto foi o centro da reunião que aconteceu, nesta quinta-feira (04), entre o diretor do Campus, Vespasiano de Abreu da Hora e o prefeito José Farias Castro.

Vespasiano informou que já está em andamento o edital do Procampo, programa voltado a professores de educação no campo, com formação até o ensino médio. Serão oferecidas as habilitações em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza e Matemática. Todos os municípios do estado poderão concorrer ao Procampo.   

“O nosso estado é eminentemente rural e subdesenvolvido. Qualquer possibilidade de agregar conhecimento técnico e tecnológico ao trabalhador trará benefícios a ele próprio, ao município e ao estado”, opinou o diretor do Campus Maracanã. 

O prefeito de Brejo visitou as Unidades de Produção do Campus. O Matadouro e os Laboratórios de Processamento de Carnes servirão de modelo para o matadouro a ser construído nesse município. “O motivo maior de virmos aqui é o desemprego que atinge nossa população. Vamos aproveitar essa oportunidade que o Instituto Federal está nos oferecendo”, revelou José Farias, ao comentar a chance de os trabalhadores terem mais qualificação, para buscar emprego e renda. 

O próximo passo será convocar os trabalhadores para que apresentem suas principais demandas de cursos. O Campus Maracanã disponibilizou-se a oferecer capacitações de 160h, nas áreas de produção vegetal, animal e agroindustrial. A contrapartida da prefeitura, segundo o diretor Vespasiano, seria com o custeio das despesas de deslocamento e permanência de professores e técnicos. 

Entusiasmado com a ideia, o prefeito espera que a população responda ao chamado, como aconteceu no lançamento do edital do E-tec Brasil. Realizado em dezembro de 2008, o seletivo mobilizou quase 270 candidatos, somente em Brejo. O projeto é realizado em mais sete municípios maranhenses (Barra do Corda, Caxias, Cururupu, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco e São Luís).

A visita foi acompanhada pelos secretários de Educação de Brejo, Anselmo Morão, de Fazenda, Pablo Castro e pelo coordenador do E-tec no município, Pedro Diniz. A diretora de Administração e Planejamento do Campus Maracanã, Lucimeire Castro, o coordenador de Produção, José Zenóbio, e a coordenadora geral de Ensino, Jandira Pereira Souza também participaram da reunião. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página