Página Inicial > Notícias > Departamento de Física do campus Imperatriz realiza primeiras observações astronômicas

• Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/03/2010 21h01
  • última modificação 05/03/2010 21h01
Imperatriz_-_telescpio2
Imperatriz_-_Saturno
imperatriz_-_luaAlunos do 5º período do curso de Física do campus Imperatriz, realizaram na semana passada, entre 22h e 24h, as primeiras observações astronômicas usando o  Telescópio Computadorizado Schmidt-Cassegrain de 8 polegadas de abertura.

Foram tiradas várias fotografias dos planetas Marte e Saturno, com registro dos detalhes dos anéis de Saturno e da superfície lunar com grande riqueza de detalhes.
Impetratiz_-_PC
O trabalho é fruto de um projeto dos professores do Departamento de Física, que visa despertar nos jovens o interesse pelas ciências e tecnologias estimulando o desenvolvimento de novos talentos nas áreas científica.

De acordo com o prof. Rivelino, “o estudo da astronomia pode se tornar uma ferramenta muito útil para trabalhar e ilustrar os conceitos de outras áreas, como a geografia, história, física, matemática, engenharia, computação e até mesmo a filosofia e as artes”. Os professores de Topografia do  campus foram o os primeiros a agendar sessões de observação, por ser de grande relevância para a disciplina.

imperatriz_-_marteO projeto está na fase inicial e o departamento de Física pretende promover observações astronômicas e  palestras para a comunidade e estudantes do Instituto e de outras escolas da região.
registrado em: