Página Inicial > Notícias > Fapema promove I Workshop sobre Engenharia Aeroespacial

Fapema promove I Workshop sobre Engenharia Aeroespacial

• publicado 05/03/2010 14h01
  • última modificação 05/03/2010 14h01
FogueteSão Luís sedia entre os dias 11 e 12 deste mês, a primeira edição do Workshop em Engenharia Aeroespacial (WEA/2010).

O evento é resultado de um convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e será realizado por meio do Instituto Federal do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Coordenador geral do evento, o professor Areolino Neto afirma que a iniciativa vai permitir que profissionais, professores, pesquisadores e estudantes das áreas tecnológicas e das engenharias atualizem seus conhecimentos sobre engenharia aeroespacial. Para tanto, a programação do evento trará mini-cursos e palestras técnicas sobre o tema.
O workshop acontece no Quality Grand Hotel (antigo Vila Rica, no Centro), e os professores e pesquisadores participantes poderão, conforme afinidades, elaborar projetos de pesquisa em conjunto e, futuramente, submetê-los aos editais do CNPq, Finep, Capes e Fapema.
O WEA 2010 terá duas etapas: a de São Luís, e uma segunda em São José dos Campos (SP), com a realização de um treinamento no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para alunos do Instituto Federal do Maranhão, Uema e Ufma selecionados durante o workshop na capital maranhense.
Para participar da seleção que conduzirá os estudantes ao curso no ITA, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado nos cursos de engenharia, computação e física do Instituto, da Ufma ou Uema e comprove que concluiu todas as disciplinas do 3º período. O curso terá carga horária de 30h, sendo 27h de aula presencial, e 3h de visitas ao Instituto de Aeronáutica e Espaço do CTA. O treinamento será ministrado para no máximo 15 alunos, sendo até cinco de cada instituição.
Os interessados em participar do workshop deverão preencher o formulário de inscrição on line, no endereço www.wea2010.org/inscricao. Os inscritos receberão e-mails de confirmação da inscrição e instruções de como proceder para a doação de 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal.