I Fórum discute Currículo Integrado, Pibic e Diretrizes Gerais do Ensino
Credenciamento e entrega de material, apresentação da proposta de Regimento do Fórum para discussão e aprovação, palestra sobre currículo integrado, esclarecimentos sobre a seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Pibic-Jr/IFMA e apresentação das diretrizes gerais do ensino. Foram pautas que movimentaram o I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto, nesta quinta-feira, 11.
Ao falar sobre o Currículo Integrado como uma nova dimensão político-pedagógica, a professora Eliane Pedrosa ressaltou a necessidade de acompanhar o aluno como um sujeito que constrói sua história e seu conhecimento. “É preciso pensar o ensino como um processo colaborativo prático. Integração significa coerência e diálogo”, observou. Segundo a professora, os desafios estão em trabalhar a unidade existente entre conhecimento científico e tecnológico, recorrer à contextualização sócio-cultural do processo ensino-aprendizagem, assumir uma postura investigativa como alternativa didática de integração, além de desenvolver um tratamento interdisciplinar.
Enquanto isso, simultaneamente, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Hilton Rangel, esclarecia a outro grupo de educadores dúvidas sobre como concorrer a bolsas de iniciação científica, cadastros de alunos, professores e projetos, dados já disponíveis no endereço www.ifma.edu.br/pibic.
Para esta sexta-feira, 12, está prevista a comunicação da Pró-Reitoria de Ensino, palestra sobre as Ações Afirmativas, com a professora Regiana Silva e apresentação das sugestões dos grupos e aprovação das Diretrizes Gerais do Ensino no Instituto Federal do Maranhão.
Redes Sociais