Página Inicial > Notícias > Dia do Índio abrirá ciclo de palestras no Campus Maracanã

Dia do Índio abrirá ciclo de palestras no Campus Maracanã

• publicado 16/04/2010 21h08
  • última modificação 16/04/2010 21h08

Dos cerca de cinco milhões de índios que viviam no Brasil em 1500, segundo estimativas, restou somente um contingente de pouco mais de 460 mil. Apesar da imprecisão dos dados históricos da época do descobrimento, são notórias as dificuldades e os massacres sofridos pelas sociedades indígenas (antes 1.400 tribos; hoje, apenas 225), ao longo do tempo.

Foi por isso que uma equipe multidisciplinar do Campus Maracanã, com apoio do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNA/MA) e do Conselho Estadual de Educação, pensou em comemorar o Dia Nacional do Índio com o “Ciclo de Palestras do Campus São Luís – Maracanã: Questões Indígenas no Maranhão”.

Na programação, que será desdobrada nas próximas segunda-feira (19) e terça-feira (20), está prevista discussão sobre a Lei 11.645/2008, em dois momentos; um com a professora Vitória Bouças Bahia Silva e outro com a professora Socorro Botelho. Essa legislação se refere à inclusão de conteúdos de história e cultura dos grupos indígenas e africanos, nas escolas brasileiras.

O etnólogo do CPHNA-MA, João Damasceno Figueredo, falará da “Cultura dos Povos Indígenas do Maranhão”. Essas palestras serão intercaladas por mostras de filmes e debates, coordenados pelo professor Jean Magno, pelo assistente de aluno Dorival Silva e pela assistente social Diana Jardim.