Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Maracanã forma grupo de estudos sobre povos e comunidades tradicionais
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Maracanã forma grupo de estudos sobre povos e comunidades tradicionais

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/05/2010 16h18
  • última modificação 06/05/2010 16h18
Imprimir

Está em formação, no Campus Maracanã, o Grupo de Estudos de Povos e Comunidades Tradicionais. A proposta tem como base a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável voltada a esses grupos. São consideradas, pelo Estado, como comunidades tradicionais aquelas que permaneceram no campo após a pressão fundiária ocorrida na década de 1990 e consequente êxodo rural.

 

 

O grupo reunirá professores, técnicos e alunos para desenvolver conhecimento teórico e pesquisa de campo sobre esses povos e comunidades, nos quais se incluem indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, entre outros.

 

“Grande parte do nosso público é originária dessas Terras Tradicionalmente Ocupadas, como classifica o antropólogo Alfredo Berno de Almeida. Os jovens alunos do campus poderão fazer pesquisas sobre sua própria realidade, estudando as comunidades de onde vieram”, defende o coordenador do grupo, Dorival Santos.

 

Nessa relação com as comunidades, o grupo pretende ser importante intermediador entre campus e sociedade. “Os estudos servirão como subsídio para o cumprimento do papel social do Campus Maracanã, principalmente no que se refere a se adequar à Lei 11.645/08”, completou o coordenador. Essa legislação define a inclusão, no currículo oficial das redes de ensino pública e privada, da temática “História e Cultura Afrobrasileira e Indígena”.

 

Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do Grupo de Estudo de Povos e Comunidades Tradicionais, pelo telefone 3313-8524 .

registrado em:
Fim do conteúdo da página