Professor de Alcântara defende dissertação em SP
O sociólogo e professor do Campus de Alcântara, Alderico Santos Almeida, defendeu, na semana passada, dissertação de mestrado em Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), obtendo a nota máxima (10) dos membros da banca examinadora.
O estudo do novo mestre é produto de cinco anos de intensa pesquisa e intitula-se “O processo eleitoral e a reprodução de grupos políticos no Maranhão: embates recentes”. A dissertação trata, primordialmente, de eleições majoritárias no estado, tendo como foco de discussão o clientelismo político e a manutenção de oligarquias.
Segundo o professor Alderico, “a persistência da pobreza da população maranhense, demonstrada através dos péssimos indicadores sociais, parece explicar a manutenção do clientelismo no estado, embora isso não se restrinja apenas às pessoas que se enquadram nessa situação”. Para ele, a população tida como “letrada” também contribui para a consolidação de tais práticas, na tentativa de obter vantagens e privilégios, principalmente da “máquina pública”.
Redes Sociais