Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Maranhão segue firme na liderança do JIF2010
Início do conteúdo da página Notícias

Maranhão segue firme na liderança do JIF2010

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 28/05/2010 20h28
  • última modificação 28/05/2010 20h28
Imprimir
podio_1500mEDT
A delegação de alunos-atletas maranhenses do Instituto Federal do Maranhão lidera pelo quinto dia o ranking de medalhas, com 14 ouros, nos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010). O Ceará, com uma delegação composta por 90 atletas, é o segundo colocado, com nove medalhas de ouro, seguido por Roraima, com sete. A competição, promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, acontece em Brasília e reúne cerca de dois mil alunos-atletas dos Institutos Federais de todos os estados brasileiros.

atletismo_laurisson02EDT

O Maranhão segue firme na competição com chances de conquistar mais dois ouros nas modalidades vôleis de praia e quadra femininos. As meninas foram melhores que os meninos nas quadras e já garantiram vaga na final. Os 67 atletas maranhenses, procedentes dos campi Monte Castelo, Centro Histórico, Maracanã, Zé Doca e Açailândia, estão apresentando uma performance de alto nível, superando estados como Minas Gerais, que conta com uma das maiores delegações e é o maior IF do país com cerca de 7 mil alunos.

O reitor do Instituto Federal do Maranhão, José Ferreira Costa, disse que o Estado tem sido a grande surpresa do JIF2010 e credita parte do sucesso à integração dos professores de educação física, em um trabalho iniciado em 2005. “Este resultado de supremacia do Maranhão sobre os demais é inédito e ficará para a história. Agora irão lembrar que o Maranhão está entre os melhores”, destacou.

O chefe da delegação maranhense no JIF2010, o professor Carlos Eduardo Tinoco, avalia que o Maranhão tem grandes chances de manter a liderança no ranking de medalhas. Mesmo que o Ceará alcance o Maranhão em numero de medalhas de ouro, ficaria em segundo já que possui apenas duas pratas, contra dez dos maranhenses.

Carlos Tinoco analisa que os resultados obtidos pelos atletas do IFMA contribuirão ainda mais para o crescimento da pratica esportiva nos campi e que a tendência é que novos talentos sejam descobertos entre os estudantes. “Mesmo com a menor delegação, 64 atletas, estamos liderando a competição a frente de gigantes como Minas Gerais e Ceará. Com a definição de um calendário de competições internas daremos mais incentivos para que nossos atletas tenham melhor desempenho”, avalia. Clique abaixo para visualizar o quadro atual de medalhas.

quadro_medalhas2

registrado em:
Fim do conteúdo da página