Página Inicial > Notícias > Reitor aponta avanços do ensino profissional do MA na reunião do Conselho Superior

• publicado 01/06/2010 21h40
  • última modificação 06/03/2015 13h51
ReuniaoConselhoSup
Foi realizado hoje, às 15h, no auditório do Campus São Luís – Centro Histórico, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal do Maranhão. O reitor do Instituto, José Ferreira Costa, presidiu o encontro, que teve como pautas, entre outros assuntos, a apreciação do regimento interno da Editora do IFMA e o Credenciamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão – Funcema.

Durante a reunião, José Costa falou sobre os avanços do ensino profissional tecnológico do estado, que hoje alcança os melhores níveis de avaliação dos cursos superiores e de nível técnico oferecidos pelo Instituto. A partir de uma avaliação do mercado de trabalho, o reitor observou o aumento da procura e a valorização dos alunos formados pela instituição.

Ele citou ainda o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento proporcionados aos professores do Instituto, capacitando de forma continua o corpo docente da instituição e elevando a qualidade do ensino tecnológico do Maranhão.

Entre as áreas que receberam prioridade, o reitor mencionou o Meio Ambiente, por ser um tema cada vez mais debatido na atualidade. Ele lembrou o curso de Gestão Ambiental, que hoje é oferecido nos campi de Codó, Açailândia, Zé Doca, Buriticupu e São Luís. José Costa reconheceu a necessidade de formar docentes cada vez mais especializados para obter melhores avaliações e a até a autorização de novos cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O outro assunto de destaque da reunião do Conselho Superior foi o Regimento Interno da Editora do IFMA. O reitor mencionou que a criação da Editora se justifica pelo grande número de publicações dos professores do Instituto. “A Editora será o instrumento que precisávamos para levar ao conhecimento do público as pesquisas desenvolvidas pela instituição”, justifica. Entre os projetos a serem executados pela Editora, José Costa citou a publicação de uma revista científica.

No final dos trabalhos, José Costa comunicou aos conselheiros a retomada da construção dos campi de Barreirinhas, São João dos Patos, Santa Inês e Barra do Corda.