Página Inicial > Notícias > Projeto auxilia estudantes do Campus Codó na escolha da carreira profissional

Projeto auxilia estudantes do Campus Codó na escolha da carreira profissional

• publicado 09/06/2010 20h16
  • última modificação 09/06/2010 20h16

Palestra_capaEscolher uma profissão que sonhava desde a infância ou uma que aparente dar um retorno financeiro mais rápido? Seguir a carreira e o desejo dos pais ou a sugestão dos amigos? Dúvidas e interrogações são as principais companheiras dos jovens que precisam optar por uma carreira. Para auxiliar os estudantes do Campus Codó nesse processo, o Departamento de Assistência ao Educando, através do serviço de psicologia, está realizando o “Projeto de Orientação Profissional”. A primeira etapa aconteceu ontem (08/06), com a palestra ministrada pelo psicólogo do Instituto, Thiago Ribeiro.

Segundo o psicólogo, a escolha da carreira deveria ser feita quando as pesPalestra_1soas estivessem mais maduras. Entretanto, a sociedade atual exige que essa decisão seja tomada ainda na adolescência, uma fase que é caracterizada por muitas incertezas. “O que nós pretendemos é auxiliar os estudantes nesse momento, de modo que eles façam a melhor opção profissional e possam gerenciar suas carreiras”, explicou Thiago Ribeiro.

Os alunos estavam ansiosos com a palestra. Ramon Diego Salazar, que cursa o 3º ano de Agroindústria, disse que não sabe se quer ser jornalista ou psicólogo. “Desde criança queria fazer jornalismo, mas ultimamente tenho pensado em cursar psicologia. Espero que a palestra me ajude a refletir sobre o que quero de verdade”.

Palestra

“O que vocês estão vendo nessa imagem?” Foi com essa questão que o psicólogo iniciou o encontro com os estudantes. Ele apresentou imagens que utilizavam ilusões de óticas para que a platéia descobrisse o que realmente havia nas figuras. Os alunos ficaram eufóricos e participaram ativamente da dinâmica. De acordo com Thiago Ribeiro, esse recurso foi utilizado para mostrar que as situações nem sempre são como aparentam ser e que é importante analisá-las com calma para que se faça a escolha mais adequada.Palestra_2

Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para que produzissem e apresentassem esquetes, desenhos e poesias sobre esse processo de escolha profissional. Ao final, os estudantes foram orientados a se organizar em grupos afins: ciências naturais e da saúde, ciências exatas e ciências humanas e sociais. Houve também a formação de um grupo que reuniu aqueles que ainda não decidiram a profissão que vão seguir, como é o caso de Thayse Rayane, aluna do 3º ano de Agroindústria. “Eu ainda não escolhi a minha profissão. Na verdade, ainda não parei para pensar, mas tenho que decidir porque o Enem está chegando”.

Projeto

Palestra_3Na próxima etapa do projeto, cada grupo vai se reunir com o psicólogo durante quatro sessões para que os alunos possam refletir e definir a opção profissional. Há também a proposta de trazer profissionais de áreas distintas para que conversem com os estudantes sobre a realidade e os desafios de suas carreiras. “Se mesmo depois dessas fases os alunos ainda continuarem com dúvidas, iremos oferecer até oito sessões individuais para ajudá-los nesse momento”, afirmou Thiago Ribeiro.