Início do conteúdo da página
Notícias
Neabi compõe coordenação geral e elabora plano de trabalho
A primeira reunião de trabalho do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro do Instituto Federal do Maranhão, realizada nesta segunda-feira, 14, no Campus Centro Histórico, foi avaliada de forma positiva pelo coordenador geral, Batista Botelho.
Segundo ele, compareceram representantes de todos os campi para discutir as dificuldades e expectativas do Núcleo, além de sua importância para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no que diz respeito à pluralidade cultural e étnico-racial.
Na ocasião, foi realizada a eleição da primeira coordenação geral do Neabi-Ifma, oportunidade em que foram eleitos o coordenador geral, vice-coordenador, secretários e equipes financeira e de comunicação.
O plano e ação para os próximos seis meses também compôs a pauta de atividades. Para isso, a equipe se reunirá uma vez por mês no intuito de compreender a tarefa do Núcleo nesse processo. “Tudo isso para que possamos ousar na produção de projetos de pesquisa e de atividades docentes e didáticas”, diz Botelho, aproveitando o momento para agradecer os diretores de todos os campi, que se mostraram sensíveis a esta convocação. “O certo é que o Neabi veio para ficar e o Instituto fará acontecer a política de educação para a diversidade étnico-racial”, complementa o coordenador.
Na opinião da professora de Sociologia, Juciana Sampaio, a reunião foi importante porque discutiu tanto a necessidade de conscientizar os professores, no que diz respeito às questões da diversidade étnico-racial dos povos indígenas, quanto para sensibilizar os alunos, pois o núcleo de estudos pretende fazer uma discussão interdisciplinar, ou seja, discutir o mesmo tema entre diferentes visões e perspectivas. “A proposta é que seja ainda itinerante para que as discussões cheguem a todos os campi”, reforça. A próxima reunião do Núcleo acontecerá no dia 12 de julho, no Campus Castelo
Fim do conteúdo da página
Redes Sociais