Página Inicial > Notícias > British Council abre inscrições para o programa Climate Generation

British Council abre inscrições para o programa Climate Generation

• publicado 16/06/2010 13h53
  • última modificação 16/06/2010 13h53

Serão selecionados 100 jovens ativistas da América Latina e Caribe, sendo 25 do Brasil, para participarem do Climate Champions, programa promovido pela British Council. As inscrições estão abertas até 8 de julho de 2010. Os candidatos devem ter entre 16 e 35 anos e estar engajados ativamente em algum projeto de combate às alterações climáticas.

Para participar, os interessados deverão fazer o upload de um vídeo no Youtube, preencher um formulário de inscrição e anexar duas cartas de referência que recomendem seu compromisso e entusiasmo com a busca de soluções para as mudanças climáticas.

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. No Brasil, o programa Climate Generation é realizado em parceria com a Escola Parque, uma renomada instituição educacional, com forte compromisso com a responsabilidade socioambiental em todos os projetos em que atua.

Os participantes do programa têm acesso ao conhecimento necessário para promover o debate sobre o tema em suas comunidades e elaborar projetos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Também têm a oportunidade de solicitar apoio financeiro para seus projetos e candidatarem-se para participar de eventos nacionais e internacionais, como por exemplo, a conferência das Nações Unidas sobre o clima, COP16, que, este ano, será realizada no México.

O programa Climate Generation, realizado em 60 países de todo o mundo, conta com uma rede de mais de 3000 pessoas, das mais variadas áreas da sociedade, como governos, empresas, universidades, escolas, meios de comunicação, ONGs, entre outras. Alguns exemplos dos participantes da rede incluem um cineasta independente da Finlândia, um músico do Nepal e uma estudante de engenharia civil de Bangladesh.

O diretor do Programa Climate Generation para a América Latina, Huw Jones, afirma que a América Latina é uma das regiões mais preocupadas com as mudanças climáticas. “Os jovens têm um grande interesse no futuro e representam os líderes do amanhã, mas necessitam dos recursos, conhecimento e oportunidades para desempenhar este papel”, analisa.

Por meio do Climate Generation,  é oferecida capacitação em habilidades de comunicação e negociação que podem ajudar os jovens a colocar seus projetos em prática e disseminar as preocupações de sua geração. “Participar da COP15, na Dinamarca, em 2009, junto com outros Champions de vários países, foi uma oportunidade incrível de mostrar a voz dos jovens para o mundo”, relata Sofia Carvalho, 16, de Brasília, DF, que fundou o MEMA – Mobilização Estudantil em prol do Meio Ambiente, para encorajar outros jovens a se unirem e promover a aplicação de práticas sustentáveis em suas escolas e comunidades.

Para mais informações sobre o projeto e como participar, acesse: www.britishcouncil.org/BR/brasil-climate-generation; Ana Paula Bessa, gerente de Projetos | British Council | Rio de Janeiro