Página Inicial > Notícias > Reitor discute criminalidade no bairro Monte Castelo com secretário de Segurança

• publicado 13/09/2010 16h42
  • última modificação 06/03/2015 13h51

asegurNa manhã desta segunda-feira, 13, uma comitiva liderada pelo reitor José Costa reuniu-se com o secretário estadual de Segurança, Aluísio Mendes Filho, para tratar do combate à criminalidade na área em volta do Campus Monte Castelo.

A principal reclamação foi a falta de segurança. “Fui assaltada na parada de ônibus em plena luz do dia”, lembrou a estudante de Telecomunicações, Angélica Paixão. Esse tipo de ocorrência tem deixado a comunidade acadêmica apreensiva, o que motivou inclusive um protesto dos estudantes no final do mês passado.

asegur2  asegur4  asegur3

O secretário ouviu as reivindicações e pediu o apoio da instituição no combate à criminalidade. Segundo ele, apesar dos servidores e dos alunos estarem reclamando dos assaltos, dados do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) mostram que, no bairro Monte Castelo, o número de ocorrências teria caído 38% este ano.

De acordo com o reitor José Costa, o IFMA será um parceiro da Secretaria no bairro do Monte Castelo e em todas as localidades em que a instituição estiver presente. “Iremos fazer uma campanha para esclarecer nossos alunos e servidores da importância de registrar as ocorrências”, destaca.

Durante o encontro, ficou definido que a direção do IFMA vai encaminhar ao secretário um documento relatando os horários e os locais em que há maior frequência de assaltos. Com base nesses dados, a Secretaria irá intensificar o policiamento na região do Campus Monte Castelo. “Podemos realizar um trabalho emergencial. Mas, para isso, precisamos do apoio dos cidadãos”, ressaltou Aluísio.

Segundo o secretário, as vítimas não registram o boletim de ocorrência e ficam de fora das estatísticas. “A polícia precisa saber o que está ocorrendo, pois sem a notificação não pode agir” disse.

Ele ressaltou também a existência de um serviço via internet no qual é possível registrar o boletim de ocorrência em casos de furtos e extravios de documentos, celulares, notebooks e outros objetos. Os interessados devem acessar o site http://www.delegaciaonline.ma.gov.br para conhecer essa novidade.

Outro compromisso firmado pela Secretaria com o IFMA será o de encaminhar um delegado para dar palestras no Campus Monte Castelo sobre segurança. “Eu também poderei ir conversar com a comunidade”, falou Aluísio.

Sobre o deslocamento de um grupo de policiais para a área, de maneira permanente, o secretário disse que o efetivo de militares no Maranhão é insuficiente para atender esse tipo de demanda. “Temos um dos menores efetivos do país. Precisamos de concurso público para aumentar o policiamento”.

Os estudantes Juliana Martins (Eletrônica), Angélica Paixão (Telecomunicações) e Isaque Mota (Telecomunicações) representaram o corpo de alunos do IFMA no encontro. O chefe do Departamento de Apoio ao Educando (DAE), João Carlos Martins, e o coordenador de Comunicação, Marlon Botão, também integraram o grupo que se reuniu com o secretário.