Página Inicial > Notícias > Campus Codó promove encontro com empresários locais para apresentar orçamento da instituição

• publicado 15/09/2010 19h55
  • última modificação 15/09/2010 19h55
Encontro_Associao_Comercial_1Em razão da expansão do IFMA – Campus Codó, que este ano passou a oferecer cursos superiores, o orçamento para o próximo ano cresceu significativamente. Saltou de R$ 1.804.346,00 em 2010 para R$ 5.474.268,00 em 2011. Atualmente, apenas cerca de 6% desses recursos são gastos na contração de serviços e na compra de produtos em Codó. Para que esses valores movimentem a economia do município, o Instituto promoveu, ontem (14), um encontro com os empresários e comerciantes de Codó.

Essa aplicação reduzida do orçamento do Instituto no município acontece porque boa parte deles desconhece os procedimentos necessários para se tornar fornecedor do Campus, tais como a necessidade de preencher os requisitos legais e de utilizar o sistema de compras do governo federal.

Na abertura do encontro, que aconteceu na Associação Comercial, o diretor geral do Campus Codó, José Cardoso, enfatizou o papel da instituição no município. “Nosso compromisso principal é promover o desenvolvimento social e econômico local. Uma das formas de possibilitar isso é fazendo com que o orçamento da instituição seja aplicado aqui mesmo, gerando emprego e renda para a população”.

O diretor de administração do Campus, Sebastião Learte, apresentou para a platéia os produtos e serviços que a instituição necessita adquirir, que vão desde gêneros alimentícios até serviços de manutenção de veículos. Em seguida, o chefe do Departamento de Recursos Humanos, Veloso Junior, falou sobre os principais sistemas de compras do governo federal, como o pregão e a cotação eletrônica.

Também estavam presentes no encontro o chefe do Núcleo de Relações Empresariais do Campus, Deusivaldo Aguiar e o chefe do Departamento de Administração e Finanças, Felippe Jacinto. Após a exposição da equipe de servidores do Instituto, os empresários tiveram espaço para fazer perguntas e sugestões.

“Foi louvável essa iniciativa do IFMA de apresentar o seu orçamento para os empresários. Apesar das dificuldades que vamos ter em concorrer com empresas de todo o país, o encontro de hoje nos motivou a participar desse processo e a buscar soluções”, afirmou Marcos Aurélio, supervisor do Grupo Gomes, que atua em vários ramos como o de autopeças e de veterinária.

A proprietária da Livraria Confiança, Lúcia Mota, incentivou os colegas ao dizer que há dez anos é fornecedora do Instituto. “Nós fornecemos material de expediente e isso contribuiu para o crescimento da empresa”.

Os empresários também receberam instruções de como proceder para se cadastrar no portal de compras do governo federal, o Comprasnet. “Estamos à disposição para auxiliar na utilização dessa ferramenta”, afirmou José Cardoso, ao final do encontro.

Encontro_Associao_Comercial_2Encontro_Associao_Comercial_3