Página Inicial > Notícias > Publicação internacional edita artigos de professores do IFMA

Publicação internacional edita artigos de professores do IFMA

• publicado 26/10/2010 12h46
  • última modificação 06/03/2015 13h51

carlos-ginalber1Os professores Carlos Cesar Teixeira Ferreira e Ginalber Luiz de Oliveira Serra (foto), do Departamento de Eletroeletrônica do IFMA, Campus Monte Castelo, receberam este mês o livro internacional “Stochastic Control”, da Editora croata ‘SCIYO’, edição 2010. Na publicação,  dois capítulos  destacam o trabalho dos pesquisadores maranhenses.

detalhe-livro-sciyoEm cerca de 40 páginas do livro (no detalhe), os artigos “Fuzzy Frequency Response for Stochastic Linear Parameter Varying Dynamic Systems” e “Fuzzy identification of Discrete Time Nonlinear Stochastic Systems” demonstram os estudos de uma pesquisa de doutorado que utiliza uma metodologia inovadora com perfil tecnológico para trabalhar futuramente o desenvolvimento de tecnologia para reabilitação de pessoas paraplégicas.

“A publicação é um reconhecimento dos trabalhos já feitos pelo professor Carlos Cesar Ferreira, sob nossa orientação”, explica Ginalber Serra, professor do DEE, com pós-doutorado em Automação pela UNICAMP, dentro da linha de pesquisa de Inteligência Computacional.

Ginalber também coordena o Grupo de Pesquisa de Inteligência Computacional Aplicada à Tecnologia (CNPq). “O grupo busca sempre a verticalização do ensino. Hoje envolve 3 alunos do ensino médio, 5 estudantes de graduação, 1 de mestrado e 2 de doutorado”.

Professor do IFMA desde 1998, Carlos Cesar Ferreira, atuante na área de Automação e Controle, aponta o pioneirismo do trabalho. “O estudo é dividido em etapas. Na teórica, buscamos uma metodologia para representar a dinâmica do joelho de uma pessoa paraplégica. Nesse momento, estamos na fase de análise do projeto de um dispositivo eletrônico que possa auxiliar no controle e estimulação muscular”, explica.

O tratamento convencional com as pessoas com esse problema é cansativo, causa muita fadiga muscular. “O que propomos é um projeto que minimize esse efeito durante o processo de reabilitação do paciente”, complementa o professor Ginalber Serra.

detalhe-livro-sciyo2Outros capítulos de livros internacionais de outras editoras já estão em fase de confecção, envolvendo alunos do instituto, isso sem se falar na aceitação de trabalhos em revistas Qualis A1 e A2 da CAPES e os trabalhos como revisores de artigos nos mais renomados Congressos Internacionais.

“Pretendemos implantar essa concepção de pesquisa de ponta dentro dos campi que trabalhamos e com isso levar o nome do IFMA a nível internacional”, destacou, ainda, Ginalber. “O esforço e a publicação de projetos em material de referência científica como esse abre portas para atração de projetos e programas de pós-graduação para o Instituto na área de Engenharia e outras”, conclui.