Página Inicial > Notícias > Jornada biológica do conhecimento promove troca de experiências e de conhecimentos

• publicado 24/11/2010 22h10
  • última modificação 24/11/2010 22h10
Jornada_biolgica_mesaAberta na terça, 23, a I Jornada Biológica pelo Conhecimento promovido pelo Departamento Acadêmico de Biologia do Instituto Federal do Maranhão – Campus Monte Castelo, prossegue até sexta, 26, no Campus Centro Histórico, com a  realização de palestras, minicursos, oficinas e debates, além da exibição de vídeos, com   participação de alunos, professores e profissionais da Biologia.

Jornada_biolgica_-palestranteNa solenidade de abertura do evento, o jornalista gaúcho Vilmar Sidnei Berna (foto à direita), tratou da busca pelo conhecimento científico na modernidade. Com uma biografia permeada pela militância no movimento socioambiental, ele já publicou mais de 10 títulos dedicados ao tema da ecologia e educação ambiental.

Para o fundador da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), o atual momento maranhense com as descobertas de gás deve levar as entidades governamentais a uma nova postura sobre a questão ambiental. “É preciso descobrir um novo modelo para a gestão do meio ambiente, de forma pró-ativa em que seja observado o espírito da precaução”, afirmou. “Essa é a jornada do conhecimento”, frizou.

Jornada_biolgica_-claudiotorres_premiandoAinda durante a abertura do evento, o prof. Cláudio Leão Torres, diretor do ensino superior do campus Monte Castelo, entregou premiação aos alunos Marcelo Cássio Santos, Letícia Vieira Barbosa, Iven Neylla Vale, Daniella Patricia Silveira, Rafaella Cristine. Eles conquistaram o primeiro lugar na área de Ciências Biológicas II com a apresentação do trabalho “Modelagem molecular da enzima pectina liase B do fungo aspergillus fumigatus por homologia estrutural” no V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica – CONNEPI 2010, que aconteceu de 17 a 19 de novembro em Maceió (AL).

“Vocês estão no curso certo e no momento certo, pois o campo de trabalho é enorme”, afirmou, dirigindo-se aos alunos presentes ao evento. “As ciências biológicas já tem um crescimento muito grande no Maranhão em função das consultorias para os grandes projetos que estão se instalando aqui”, prosseguiu Cláudio Torres. Para a coordenadora geral do evento, profa Yrla Pereira, “esse é o ápice, desde a criação do curso em 2002.”

Jornada_biolgica_-vilton_premiandoNa ocasião, a aluna Mávia de Paula, do curso de artesanato, recebeu premiação do  prof. Vilton Soares, chefe do departamento de educação superior do campus Centro Histórico, por sua conquista na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Programação
Nesta quinta, 25, pela manhã, serão realizadas mini-cursos de “Educação ambiental para a sustentabilidade”, “Introdução à ilustração científica” e “Modelagem de proteínas”, além da oficina “Confecção de bioprodutos a partir de resíduos sólidos”. No período da tarde, a partir das 14 horas, será realizada a mesa redonda com o tema “Perspectivas profissionais para os biólogos” coordenada pela prof. Clarissa Lobato (IFMA), seguida da palestra sobre “Contaminação ambiental” a ser proferida pelo prof. Alessandro Costa (UEMA). À noite (entre 18 e 20 h) serão exibidos três vídeos, com o tema biodiversidade: “Perigos nos caminhos das tartarugas” (desenho animado), “Caminhada da colheita” e “Não mangue de mim”, seguido de debate coordenado pela professora Isabela Vieira.

Na sexta, 26, serão proferidas cinco palestras: “Realidade da gestão ambiental no Maranhão” (Isabela Mendonça, IFMA), “Coleta seletiva e seus desafios” (Zélia Henriques, SEBRAE), “Impactos ambientais no Maranhão” (Naiza Nogueira, IFMA), “Arranjo produtivo local da pesca” (Cláudio Urbano, SEBRAE) e “Uso de plantas com ação larvicida contra aedes aegypti” (Yrla Pereira, IFMA).

O evento será finalizado com a exibição de três vídeos, a partir das 17 horas, com a temática da educação ambiental: “Sid Sementinha” (desenho animado), “Jardim Botânico” e “Visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”. Ao final da exibição será realizado um debate coordenado pela professora Clarissa Lobato, com debate dos professores Jorge Leão, Tátia Lima e do representante da Secretaria Municipal de Educação Alexsandra Maura.