Página Inicial > Notícias > IFMA é medalha de ouro na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

• publicado 02/12/2010 20h02
  • última modificação 02/12/2010 20h02
MedalhaDeOuroO aluno do 1º ano de Eletrotécnica, do IFMA Campus Monte Castelo – Felipe Penha Alves, 16 anos, celebra a medalha de ouro conquistada na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2010).

A competição é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. O estudante alcançou a vigésima colocação (Nível 3) entre os cem alunos de todo o país.

Segundo Felipe, o alcance de medalhas em sua trajetória escolar acontece desde a 5ª série. “Já ganhei três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Estudo para isso há mais de quatro anos”, relata, referindo-se a outras premiações já conquistadas.

O professor do Departamento de Matemática do IFMA, Manoel Jansen, informa que é a primeira vez que o Instituto conquista medalha de ouro nesta olimpíada. Para isto, todos os alunos foram incentivados a participar da competição. “A motivação para o estudo auxiliou, inclusive, na melhoria das notas nesta disciplina para aqueles que tinham dificuldades”, diz.
A Primeira Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação da prova objetiva (questões de múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2 e 3). A segunda se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada também por níveis (1, 2 e 3).
Em virtude desse desempenho, Felipe já está convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC, que se realizará em 2011 voltado para os medalhistas da OBMEP 2010. O PIC é um programa com duração de 12 meses, que leva os premiados a entrarem em contato com questões diferenciadas no ramo da matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para futuro profissional e acadêmico.
A cerimônia nacional de premiação para os medalhistas de ouro acontecerá em 2011, no Rio de Janeiro. A data e local serão definidos posteriormente.