Página Inicial > Notícias > Reitor recebe vencedora do concurso da marca visual do NEABI em ato solene

Reitor recebe vencedora do concurso da marca visual do NEABI em ato solene

• publicado 20/12/2010 22h04
  • última modificação 06/03/2015 13h51

NEABICOMREITORA estudante Mayara Câmara Serra, vencedora do concurso da marca visual do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI), foi recebida nesta segunda, 20, pelo reitor do IFMA, José Ferreira Costa.

De acordo com a aluna do curso de Edificações do campus Monte Castelo, a idéia básica da logamarca teve com ponto de partida o núcleo com a cor vermelha do IFMA. “Do núcleo partem dois braços estilizados – um indígena e um africanizado – que estão entrando (ou saindo) do nome NEABI”, sintetizou a vencedora.

Mayara Serra conquistou um notebook como prêmio, após disputar com 93 candidatos dos campi de Imperatriz, Monte Castelo e Maracanã. Porém não precisou de muito tempo para mostrar o seu talento. “Passei três dias para conceber e finalizar o projeto”, concluiu.

O reitor José Costa parabenizou a vencedora. “A idéia é muito boa, parabéns pelo trabalho e, agora, vamos começar a divulgar a marca”, disse o reitor que já lançou a idéia de um novo concurso para concepção da bandeira do Instituto Federal.

NEABI3O ato solene de tornar pública a vitória de Mayara Serra contou com a participação do prof. Batista Botelho, coordenador geral do NEABI, de Fernando Lima, pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Roberto Brandão, pró-reitor de Planejamento e Administração, e de Regina Muniz, diretora geral eleita do campus Monte Castelo.

Participaram, ainda, da cerimônia, os professores Eduardo Melo (campus Barra do Corda), Socorro Botelho (Maracanã) e Dourival Santos (Maracanã). Eles integraram a comissão julgadora do concurso que foi presidido pelo prof. Miguel Veiga (Monte Castelo) e que contou com a participação, ainda, dos designers Deleon Macedo e Luciana Sousa, integrantes da Coordenadoria de Comunicação e Eventos do IFMA.

Desde o mês de maio, com a implantação NEABI, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) passou a buscar ações que efetivassem a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatória a inclusão de História e Cultura afrobrasileira e africana, nas escolas públicas e privadas.

Segundo o coordenador geral do NEABI, professor Batista Botelho, o núcleo está se consolidando. “Vários campi já estão sinalizando que irão assegurar um espaço para a discutir a questão na Semana Pedagógica”, lembrou Botelho.