Página Inicial > Notícias > Olimpíada de Matemática: estudantes do Campus Maracanã ganham Menção Honrosa

Olimpíada de Matemática: estudantes do Campus Maracanã ganham Menção Honrosa

• publicado 20/01/2011 15h27
  • última modificação 20/01/2011 15h27

Obmep2Três estudantes do Campus Maracanã foram premiados com Menção Honrosa na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São eles: Amadeu Santos Nunes Júnior, Ismar Correa Araújo e Jéssica Santos Martins, que conquistaram a premiação no nível 3, destinado aos alunos do Ensino Médio.

Da primeira etapa da edição de 2010, participaram mais de 19 milhões de estudantes do ensino fundamental (a partir do sexto ano) e do Ensino Médio, de 44,7 mil escolas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A primeira fase é realizada na própria escola em que o estudante está matriculado, com questões objetivas (múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores locais. Os selecionados na primeira fazem as provas da segunda fase, na qual são aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção dessas provas é feita por um comitê de professores de matemática.

Segundo a premiada Jéssica Santos Martins, não houve treinamento específico para a olimpíada no Campus Maracanã. “Nossa escola nos prepara para a vida profissional e para o vestibular. Aproveitamos esses ensinamentos nas olimpíadas”, ressaltou, apostando que isso “significa dizer que a preparação do campus está boa para a competição que vai ter lá fora”, completou a estudante.

Seu rendimento no Enem, com destaque para a nota da área “Matemática e suas Tecnologias”, deve garantir uma vaga nos cursos que almeja: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica ou Matemática. “A participação na olimpíada nos estimula demais. Dá dinâmica aos estudos”, garante Jéssica. Os estudantes do Campus Maracanã tiveram apoio dos professores de matemática Antônio Landry, Isaque Ramos e Valdir Ferreira.

A OBMEP é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT) e Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), objetivando incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas de ensino.