Página Inicial > Notícias > Aluno do Monte Castelo recebe medalha da presidente Dilma

Aluno do Monte Castelo recebe medalha da presidente Dilma

• publicado 21/06/2011 15h11
  • última modificação 21/06/2011 15h11
logo_obmA presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, entregam nesta terça-feira, 21, no Rio de Janeiro, as medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dentre os 504 contemplados de todo o país, destaca-se o aluno de Eletrotécnica do Campus Monte Castelo, Felipe Penha Alves, medalhista de ouro nível dois.

MedalhaDeOuro
Segundo Felipe, o alcance de medalhas em sua trajetória escolar acontece desde a 5ª série. “Já ganhei três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Estudo para isso há mais de quatro anos”, relata, referindo-se a outras premiações já conquistadas.
Em virtude desse desempenho, Felipe já está convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC, que se realizará em 2011 voltado para os medalhistas da OBMEP 2010. O PIC é um programa com duração de 12 meses, que leva os premiados a entrarem em contato com questões diferenciadas no ramo da matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para futuro profissional e acadêmico.
O professor do Departamento de Matemática do IFMA, Manoel Jansen, informa que é a primeira vez que o Instituto conquista medalha de ouro nesta olimpíada. Para isto, todos os alunos foram incentivados a participar da competição. “A motivação para o estudo auxiliou, inclusive, na melhoria das notas nesta disciplina para aqueles que tinham dificuldades”, diz.
A Obmep surgiu para estimular o estudo da matemática, revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola. Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo. As provas são dirigidas a alunos do quinto a oitavo ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das redes municipal e estadual.
A primeira olimpíada de matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. Na edição de 2010, foram reunidos 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros. Os sucessivos recordes de participação fazem da Obmep a maior competição de matemática do mundo.