Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor do IFMA edita publicação internacional de pesquisa
Início do conteúdo da página Notícias

Professor do IFMA edita publicação internacional de pesquisa

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 21/07/2011 19h51
  • última modificação 21/07/2011 19h51
Imprimir
livroO Instituto Federal do Maranhão ultrapassa as fronteiras do país. Neste mês de julho o professor Ginalber Luis de Oliveira Serra, do Departamento de Eletroeletrônica, pós-doutor em Automação pela Unicamp, aceitou o convite da editora austríaca Intech para estar à frente, como editor, da obra internacional “Frontiers in Advanced Control Systems” (Fronteiras em Sistemas de Controle Avançado), que contemplará em sua publicação, prevista para julho de 2012, a colaboração de especialistas de várias partes do mundo.

O livro pretende trazer os resultados da última geração de pesquisas em sistemas de controle avançado, em ambas as perspectivas teóricas e práticas, além de facilitar a proposta de desenvolvimento de novas técnicas de controle e suas aplicações. O material será de grande importância para a educação no sentido de ajudar estudantes e pesquisadores a conhecer as fronteiras desta tecnologia. O público-alvo pode ser composto por profissionais e pesquisadores que trabalham na automação campos, controle e instrumentação.

Ginalber_copySegundo Ginalber, colaboradores internacionais irão fornecer resultados de pesquisas e propostas desenvolvidas. Junto a eles estará o IFMA, com seu corpo de pesquisadores da área de inteligência computacional. “Nós, do Instituto, já conhecíamos a Intech pelo fato de já termos publicado artigos em livros editados por esta editora”, explica. A proposta de criação da obra internacional partiu do próprio Ginalber em virtude da necessidade de haver pesquisas mais avançadas na área de controle, intensamente estudada no IFMA. A obra estará dividida em três partes principais: análise de sinais e sistemas, metodologia de controle e ações práticas de controle.

“Em primeiro lugar vislumbramos os enriquecimentos teóricos e de formação dos alunos que entram para o curso de Engenharia Elétrica do Instituto, para que possam dar continuidade na pós-graduação em nível de mestrado e doutorado”, justifica o professor, sem perder de vista o aspecto social, vislumbrando, por exemplo, a utilização dessas pesquisas na prática, como na área de biomédica, atendendo às pessoas com complicações de diabetes ou deficiências físicas. “A motivação dos nossos pesquisadores é desenvolver algo que possa ser útil para a sociedade”, enfatiza.

Atualmente, Ginalber orienta dez alunos no Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada à Tecnologia (IFMA/CNPq), sob sua coordenação, composto por estudantes de nível médio, graduação, mestrado e doutorado. “Pretendemos implantar essa concepção de pesquisa de ponta dentro dos campi do Instituto, um trabalho que não tem sido feito de maneira isolada, mas que conta com a colaboração do Departamento de Eletroeletrônica e dos gestores desta instituição. Isto me motiva a trabalhar pelo enriquecimento desta escola, meu espaço de estudo desde 1991”, relembra.  

No período de 19 a 21 de dezembro de 2011, o IFMA, por meio desta equipe, estará presente no Congresso Internacional de Controle e Automação, que acontecerá no Chile, patrocinado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE (pronuncia-se I-3-E), a maior sociedade internacional de pesquisa científica. “Já temos em mãos a carta de aceitação dos nossos artigos científicos”, ressalta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página