Página Inicial > Notícias > Gincana Estudantil mobiliza alunos do Campus Maracanã

Gincana Estudantil mobiliza alunos do Campus Maracanã

• publicado 09/08/2011 20h41
  • última modificação 09/08/2011 20h41

futbol_de_mesaJogos, danças, teatro, música, solidariedade e muita descontração estão na programação da Gincana Estudantil do IFMA – Campus Maracanã, iniciada nesta segunda-feira (08). Iniciativa do Grêmio Estudantil Órion (GEO), da Comissão Organizadora de Festas e Formaturas (COFF), da Cooperativa-Escola (COIFECMA) e do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM), a gincana visa a proporcionar a socialização entre alunos, professores e comunidade vizinha, além de movimentar as comemorações do Dia do Estudante.

As tarefas serão realizadas em oito etapas, durante quatro dias, e cada uma com pontuação específica. As equipes têm um professor ou professora acompanhando cada fase. Uma oficina sobre Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ministrada pelo professor Clevison Fernandes da Silva, em parceria com o intérprete Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro, abriu a programação. “A oficina contou com um grande número de alunos, servidores e professores, o que reflete o grande interesse da comunidade do Campus Maracanã em conhecer a língua de sinais”, frisou a assistente social Diana Jardim.

Na manhã desta terça-feira (09), o representante da Guarda Municipal, Antônio Bergson Júnior, apresentou a palestra “Bulling: violência disfarçada de brincadeira”. Ainda haverá exposições sobre “Trânsito”, coordenada por representantes da Policia Rodoviária Federal, “Cooperativismo”, com a participação da Organização das Cooperativas do Estado do Maranhão (OCEMA), além de “Vacinas e problemas que afligem a saúde dos jovens”, que será ministrada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Provas

A primeira prova realizada nesta terça foi com Jogos de Salão (sinuca, xadrez, tênis de mesa e dama) e partidas de futebol de campo e vôlei de areia. Na segunda prova, os competidores participarão de concurso de poesia. Até concluir a gincana, as provas seguirão com apresentação de peças teatrais e coreografia de músicas. As palestras também valem na soma de pontos.

damasinuca_2xadrez

A penúltima etapa será de perguntas e respostas. O grand finale reserva uma lição de solidariedade. Ganharão pontos as equipes que conseguirem arrecadar alimentos não perecíveis e roupas sem avarias, que serão doados para igrejas.

“Contamos com o apoio de todos para que a Gincana Estudantil do Campus Maracanã seja perfeita, e com isso possamos obter ótimos resultados. O que vale não é a competição e sim a interação que teremos entre todos os participantes, desde aos alunos até os servidores que aqui nos ajudam”, destacou o presidente do Grêmio Estudantil, Guarim Varão.